A ESCOLA E A COPA NA AFRICA DO SUL
JUSTIFICATIVA
A imagem que o mundo tem da África é a mesma do início do século XX: a de um continente isolado, exótico, primitivo, selvagem, atrasado, pobre, transmissor de doenças contagiosas e que só é lembrado pela história contemporânea depois da chegada dos europeus. Através deste projeto, desejamos mostrar a diversidade africana (geográfica, cultural e ética) e eliminar os estereótipos que rondam o continente, estimulando o aluno a conhecer as riquezas dos países africanos.
O projeto servirá de suporte nas disciplinas ajudando a preencher o tempo de uma aula cujo conteúdo já tenha sido explorado.
DESENVOLVIMENTO
Início do Projeto - Abril
Término do Projeto – Junho
Culminância – Festa Junina com o tema: “o Brasil na Copa”.
Os professores deverão reservar quinze minutos de sua aula para explorar os objetivos propostos em suas respectivas áreas para a realização do projeto. Após a exploração do material, deverá ser cobrado do aluno (por grupos), um relatório apresentado por eles para a próxima aula ou seguindo o esquema abaixo:
OBS: Pode ser realizado o sorteio das equipes para cada relatório ser apresentado diferentemente.
I – Assunto do dia;
II – Síntese do Assunto;
III – Enriquecimento do Assunto por meio de pesquisas, peças, curiosidades ou vídeos.
As apresentações serão convertidas em notas que serão aproveitadas nas médias bimestrais. Aplicar o “COPA I”, para o Campeonato de Oito Perguntas da Atualidade ou o “COPA II”, para o Campeonato de ortografia, pontuação e acentuação.
AVALIAÇÃO
Apresentação de relatórios sobre temas explorados em sala referente a África do Sul ou a Copa do Mundo;
Produções textuais;
Correções imediatas do “COPA”.
OBJETIVO GERAL
Envolver todos os professores no conhecimento da África do Sul em seu aspecto histórico-geográfico-cultural; bem como a influência do futebol na união entre os povos e promover a integração dos alunos por turmas em atividades de competição.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS POR ÁREAS
PORTUGUÊS
Explorar textos informativos sobre curiosidades da África e a origem do futebol ou livros paradidáticos;
Criar textos sobre a Copa Mundial;
Desenvolver a capacidade de leitura e análise de imagens(ilustração, fotos, charges, pinturas, esculturas, máscaras, cartazes de propaganda) sobre a África.
MATEMÁTICA
Dar noções sobre gráfico, tabela, estatística, probabilidade, porcentagem, com interpretação de problemas matemáticos;
aproveitar figuras geométricas contidas nas bandeiras nacionais e explorar área das figuras.
INGLÊS
Conhecer os países africanos que adotam o idioma da língua portuguesa;
Elaborar traduções a partir das informações apresentadas em tabelas e gráficos.
HISTÓRIA
Conhecer a história das copas do mundo de futebol;
Conhecer a história do Apartheid na África do Sul e a luta de Nelson Mandela contra a discriminação racial;
Conhecer a história do Forte de São Felipe, na ilha de Santiago, onde todo navio negreiro que vinha da África ancorava na ilha para abastecer;
Observar em mapas e discutir em sala o processo de colonização e descolonização da África.
RELIGIÃO
Estimular o respeito e aceitação às diferenças, valorizando o ser humano como pessoa e como cidadão;
Desenvolver atitudes que demonstrem patriotismo e amor a nação;
Explorar a bandeira nacional como forma de estabelecer elos d amizade entre as nações.
GEOGRAFIA
- Pesquisar sobre aspectos físicos, sociais, econômicos e humanos da África do Sul, posterior comparação com os mesmos indicadores;
- Realizar um levantamento dos espaços - públicos e privados - usados para a prática do futebol na vizinhança da escola;
- Confeccionar um mapa com todos os países participantes da Copa, com destaque para o fuso horário de cada um.
ARTES
Destacar a cultura africana como: a música cabo-verdiana, o funaná, que carrega consigo a força do batuque; a capoeira e a sua história; a dança das “ancas”, que originou o samba;
Desenhar as bandeiras dos países participantes da Copa de 2010.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Formar times de futebol por turmas e realizar campeonatos inter-classe;
realizar uma cerimônia de abertura para o início dos jogos.
Projeto desenvolvido durante a Semana Pedagógica pelos professores das disciplinas mencionadas acima.
PROJETO PEDAGÓGICO
| author: Honório BezerraPosts Relacionados:
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
1 Comentário:
Olá! Muito útil para mim seu projeto. Sou professora de Educação Infantil, irei adaptar algumas coisas. Obrigada!Quando montar o meu dê uma olhadnha.
Postar um comentário