PROGRAMAÇÃO
TURNO: MANHÃ
DIA:23/08- ABERTURA
DIA:24/08- GINCANA
DIA:25/08 – OFICINA
DIA:26/08- CINE PIPOCA
DIA:27/08- LAZER
A abertura contou com a presença de todos os alunos especiais, professores e núcleo gestor. Na abertura, os estudantes entraram na Escola Honório Bezerra levantando as bandeiras do Brasil, do Estado do Ceará e da HB. O desfile foi visto também por alguns moradores do Bairro Ellery. Logo após, o Hino Nacional foi cantado, para emoção dos presentes. Em seguida, a diretora Lúcia Helena discursou lembrando a importância da inclusão de alunos com necessidades especiais na rotina escolar. As professoras Graça e Conceição acrescentaram falando sobre os benefícios do convívio social no desenvolvimento psico-motor. As duas são responsáveis pela educação dos alunos especiais da Escola Honório Bezerra. No dia seguinte, uma gincana repleta de jogos, corrida de saco, brincadeiras com limão foi realizada para alegrar ainda mais a semana. No dia 25, foram feitas oficinas de pintura e desenhos. A garotada produziu cada obra de arte linda de se ver! No penúltimo dia, nada melhor que assistir a um filme (Toy Story) pra lá de divertido com direito a pipoca e tudo. E haja gargalhada! Já no último dia da programação, um dos mais esperados, cada aluno e responsável foram convidados a um passeio na Praia de Caponga. Eles passaram o dia tomando banho de piscina e mar. A saída foi às 7h30 e o retorno, às 15 horas. Eles gostaram tanto que já querem repetir a “dose”. Calma que no próximo ano tem mais.
AUTOGESTÃO E AUTODEFENSORES: CONQUISTANDO CAMINHOS PARA SER E CONVIVER
SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA/2010
Em 2006, a Organização dos Estados Americanos (OEA) declarou o período de 2006 a 2016 como a “Década das Américas: pelos Direitos e pela Dignidade das Pessoas com Deficiência” e escolheu o lema "Igualdade, Dignidade e Participação” para a ocasião.
A Declaração da OEA, propõe-se a conquistar o reconhecimento e o pleno exercício dos direitos e da dignidade da pessoa com deficiência. Isto implica em seu direito de participar plenamente da vida econômica, social, cultural, política e no desenvolvimento de uma sociedade sem discriminação e igualitária. Tais propósitos vêm de encontro com um dos principais eixos estruturantes da Fenapaes: o Programa de Autodefensoria.
As noções básicas de autogestão e autodefensoria remetem ao processo de autonomia, independência e participação das pessoas em situação de deficiência e implicam a criação de oportunidades para o seu desenvolvimento e inclusão social plena. A Rede Apae comprometeu-se com esse movimento desde a década de 80 e vem defendendo e constituindo espaços que garantem às pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla defesa de seus direitos à vida em liberdade e com qualidade, de modo a atuar conscientemente no controle de suas vidas, na luta contra a discriminação e o preconceito e no exercício de sua cidadania. O Programa de Autodefensoria constitui a expressão máxima das possibilidades de participação e de autogestão das pessoas com deficiência e por este motivo deve ser valorizado dentro das Apaes.
O tema proposto deverá nortear reflexões e debates a serem realizados não apenas durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e sim ao longo de todo o ano.
A seguir, sugerimos alguns enfoques a serem dados para elaboração das atividades, com base nesse tema gerador, reconhecendo que cada Apae poderá explorá-los com criatividade e profundidade, de forma a refletir o importante papel que as pessoas com deficiência têm na ocupação de espaços individuais, coletivos, políticos e estratégicos na busca da igualdade de oportunidades. Recomendamos também a leitura do livro publicado pela Fenapaes, enviado a todas as Apaes no ano de 2009, e que trata do tema, sob o título Autogestão e Autodefensoria: Conquistando autonomia e participação.
SEMANA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
| author: Honório BezerraPosts Relacionados:
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários :
Postar um comentário