O que você achou do artigo " Procedimentos para a Sala de Aula " ? Saiba que criar procedimentos é apenas um dos 4 pilares para o efetivo Gerenciamento da Sala de aula.
Na Faculdade nos ensinam sobre as filosofias de ensino sobre a história da educação, modelos pedagógicos de grandes Pensadores, no entanto ao entrarmos em uma sala de aula pela primeira vez, vemos que nada nos foi ensinado sobre o efetivo gerenciamento da sala de aula.
Saímos dos bancos universitários acreditando que todos os alunos estarão ávidos por aprender, não darão trabalho de indisciplina, concordarão em realizar todas as tarefas, serão sempre obedientes e respeitosos, enfim, o aluno perfeito.
Você que é Professor recém formado, você que já está na profissão há mais de 5 anos ou ainda você que já perdeu as contas de quantas alunos já passou por suas mãos, aqui vai mais um aprendizado: Ensinar é sempre buscar novos procedimentos, ferramentas e estratégias porque as realidades de cada sala de aula, de cada aluno muda constantemente e nós, Educadores temos que estar revendo nossos paradigmas.
Gerenciar uma sala de aula é dominar as estratégias dentro das seguintes áreas:
- Ambiente físico
- Ambiente Emocional
- Ambiente Instrucional
- Ambiente Procedimental
Hoje tratarei do Pilar número 1: Ambiente Físico.
Você deve estar se perguntando o que tem a ver o ambiente físico com o efetivo gerenciamento da sala de aula. Ora, se é no ambiente físico da Escola, mais especificamente, da sala de aula, que o aluno passa metade do dia dele é natural que esse espaço tenha importância.
Lembra, que anteriormente falei que o objetivo do gerenciamento da sala de aula é garantir que o aluno mantenha-se sempre motivado, focado na tarefa e aprendendo ?
Pois bem, se o ambiente físico onde ele está inserido não contribui para atingir esse objetivo, então é preciso rever e fazer as mudanças que vão contribuir para esse aprendizado.
Aqui vão algumas dicas para você observar:
- as salas são bem ventiladas
- as janelas apresentam muita incidência de sol/claridade que dificulta a leitura
- as carteiras são adequadas (tamanho, posicionamento)
- há locais para guarda de mochilas ou lancheiras
- a disposição das carteiras dos alunos sempre são as mesmas
- os materiais para o Professor estão disponíveis no ambiente ou você tem que
mandar sempre alguém buscá-los ? ou ainda pior, deixa a sala sozinha e vai
você buscar?
- os ambientes são decorados e alegres?
- os ambientes são limpos e convidativos?
- os materiais são novos e conservados ou desgastados e com má aparência ?
- as cores dos ambientes são alegres ou neutras e sem vida ?
- há espaço para os alunos brincarem/interagirem na hora do intervalo ?
- há espaço adequado para o lanche ?
- a Biblioteca é um lugar acolhedor e vibrante ou um lugar chato de ir ?
Aqui vai uma tarefa: pegue esses itens acima e faça uma varredura em cada ambiente onde os seus alunos ficam e depois coloque ao lado de cada item as suas observações. Depois disso feito, peça para cada aluno dar sugestões para cada ambiente.
Desse modo a escola ficará com a `cara deles`, e eles ficaram felizes por terem sido ouvidos e contribuído com sugestões.
Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach
QUEBRANDO PARADIGMAS
| author: Honório BezerraPosts Relacionados:
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários :
Postar um comentário