Por Eduardo Girão
A pesquisadora Elizabeth Bianconcini de Almeida conseguiu definir em poucas palavras o que é um projeto. Para ela, o projeto é um esboço de algo que se deseja atingir. Pode ser interdisciplinar, sobre algo do cotidiano e envolver um número pequeno ou grande de pessoas. O importante é que a pesquisa seja flexível e aberta a negociações.
Essa estratégia faz toda a diferença na hora de colocar em prática um objeto de estudo. Sem conhecer as reais necessidades e interesses dos alunos, muitos educadores tentam impor ideias unilaterais sem abrir espaço à discussão em sala de aula.
Tudo em vão, o projeto torna-se um fracasso. Assim fica difícil ir adiante ou conseguir o apoio dos alunos envolvidos. Os estudantes devem interagir entre si e com o professor e ter desejo para construir o conhecimento em parceria com a comunidade escolar.
Atenção: é importante conhecer o universo dos estudantes na hora de propor um objeto de estudo. Outro ponto que chama a atenção sobre as pesquisas de Elizabeth Bianconcini de Almeida é a forma como um roteiro de um projeto deve ser construído: “sem camisa-de-força”, ou seja, livre de armaduras predefinidas. O professor deve ficar atento e ser um articulador das ideias e interesses dos estudantes, verificar os resultados obtidos e identificar se há motivo de replanejar o projeto c-o-n-s-t-a-n-t-e-m-e-n-t-e, acompanhar o processo de aprendizagem do aluno, dando a este liberdade para criar, opinar, representar e construir conhecimento apresentando diferentes fontes: internet, livros, fotos, jornais, vídeos, etc.
O mais interessante é que um projeto pode ser desenvolvido a partir de situações do cotidiano. Na maioria das vezes, o estudante chega a resultados impressionantes. E qualquer disciplina pode ser objeto de estudo, inclusive a matemática - levando os alunos a compreender de forma empírica os conceitos teóricos. Os espaços virtuais podem e devem ser utilizados como oportunidade para que outras pessoas interajam com o conteúdo pesquisado.
Gráficos, textos, blogs, imagens, slides, vídeos, escolha agora a forma com que você deseja representar o conhecimento e coloque em prática os ensinamentos.
INVISTA EM PROJETOS NA ESCOLA E VERÁ O RESULTADO
| author: Honório BezerraPosts Relacionados:
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários :
Postar um comentário