OFICINA DE RÁDIO HB 2011 - UMA PARCERIA COM A UFC

|


Relatório – Oficina de Gêneros Radiofônicos

Por Crissie Teixeira

A oficina na Escola Estadual Honório Bezerra foi realizada para doze alunos com idade entre 13 e 15 anos. A oficina aconteceu no dia 13 de junho de 2011,das 14h às 17 horas. Para iniciar, as alunas do curso de Comunicação Social da UFC (Amanda Souto, Camila Torres, Crissie Teixeira e Lygia de Azevedo) apresentaram aos alunos a proposta de oficina, dizendo qual a experiência de cada uma com a rádio universitária para em seguida eles pudessem ter uma noção do que podiam esperar da oficina.

Em seguida, pediram que eles se apresentassem e dissessem o que cada um faz na radiadora da escola HB. Nesse momento os alunos contaram que além de escolher as músicas para tocar na hora do intervalo, ajudavam na produção da programação.
A parte teórica da oficina explicou as diferenças entre a linguagem do rádio e a linguagem do impresso. As alunas da UFC trouxeram uma notícia escrita originalmente para um jornal impresso e depois demonstraram como a mesma notícia ficaria transformada para a linguagem radiofônica. Foi pedido que os estudantes apontassem as diferenças entre as notícias e logo eles disseram as mudanças que perceberam de um texto para o outro. Eles afirmaram que a notícia com linguagem radiofônica era bem mais fácil de ser compreendida. Foi explicado alguns detalhes mais importantes para quem quer escrever para o rádio. Esse momento teve como objetivo possibilitar que eles pudessem escolher livremente notícias na Internet e as transformassem para lê-las na radiadora nos períodos de intervalo da escola.

Ao terminar a parte teórica, os alunos foram dispensados para o intervalo e quando voltaram, foram divididos em duplas para transformarem notícias da Internet para a linguagem radiofônica. Cada dupla procurou na Internet notícias que gostariam de divulgar na radiadora da escola. Então eles pegaram as principais informações da notícia e a transformaram para a linguagem de rádio, com o auxílio das monitoras. De acordo com o que foram terminando, os textos foram corrigidos, explicando para eles como poderiam melhorar a sua linguagem radiofônica.

Após esse momento, foi ouvido o programa “Outras Ondas” produzido pelas monitoras no semestre anterior e os alunos acompanharam com o roteiro em mãos. Depois de ouvir, foram dadas algumas dicas de como produzir roteiro e fazer um programa temático, partindo do pressuposto que eles possam fazer isso pelo menos uma vez por semana na radiadora da escola. Nesse momento eles também puderam tirar algumas dúvidas sobre detalhes que não foram tão abordados durante a oficina.

Em seguida, foi passado uma avaliação da oficina com os alunos, quando eles disseram o que tiraram de positivo e começaram a planejar o que poderiam fazer na radiadora da escola com o que levamos de novo para eles.

0 comentários :

 

©2009 EEF HONÓRIO BEZERRA | Template Blue by TNB