DIA NACIONAL DA LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA HB

|


A EEF Honório Bezerra comemorou o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência com a presença do casal de namorados Tiago Casal e Aurenir Lopes que falaram abertamente à comunidade escolar sobre como é ser portador de deficiência visual. Eles foram convidados pela professora de história Marilena Braga que comandou o debate estimulando os alunos a participarem.

Os alunos da HB se sentiram a vontade para fazer perguntas sobre a rotina dos dois enquanto assistiam Tiago escrevendo em Braille. Os adolescentes ficaram impressionados com a agilidade dele e também com os instrumentos de "escrita" Braille: reglete e Punção. Com bom humor, Aurenir lembrou que um deficiente visual precisa ter direito assegurado e oportunidades na vida, principalmente a profissional, porque é tão capaz quanto qualquer um.

Ela namora, dança, sai de casa sozinha, tem amigos, gosta de passear e de se divertir. Quer mais? O casal trabalha na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará: ele, como transcritor Braille; ela, como revisora Braille.

Ah, atualmente, Tiago é estudante de gestão da tecnologia de informação e Aurenir pretende finalizar o curso superior de psicologia. Depois do bate papo, professores da escola deram suas contribuições relatando a importância de cultivar o respeito e aceitar as diferenças.

Curiosidade - Sabemos que o Sistema Braille é formado por "Pontos" em relevo que, por meio de arranjos combinatórios, dão origem às letras do Alfabeto. Existem alguns instrumentos para produzir essa "escrita pontográfica" e torná-la legível ao tato (para quem não enxerga( e aos olhos (para os videntes). A escrita no reglete pode tornar-se tão automática para o cego quanto a escrita com o lápis para a pessoa de visão normal. Podemos compará-los, reglete e punção, respectivamente, ao caderno e lápis de quem enxerga.

0 comentários :

 

©2009 EEF HONÓRIO BEZERRA | Template Blue by TNB