ATIVIDADE TEMÁTICA LINGUAGENS E CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

|


Por Carla Freita – PCA de Linguagens e Códigos
Equipe da EEF Honório Bezerra:
Lúcia Deodato – Coordenação Pedagógica
Lúcia Helena Prata – Diretora
Vera Lúcia Vasconcelos - Secretária

Caro Professor,
Desde que nascemos estamos em contato todos os minutos com cores, formas, linhas, movimentos, sons, representação, enfim, com as diferentes formas de expressão. É extremamente importante apresentar aos alunos as diferentes linguagens da Arte: Música (arte dos sons), Dança (arte do movimento), Teatro (arte da representação) e Artes Visuais (arte da pintura, escultura, desenho, impressão, construção etc.). Por isso convidamos-lhes a propiciar um clima de liberdade, alegria e descontração, favorecendo a aprendizagem criativa. Sucesso!

Objetivo: Trabalhar os meios da construção artística que as artes visuais proporcionam. Apresentar a história da arte enfocando artistas, suas obras e épocas. Reler suas obras sem preocupação estética.
*Vídeo de abertura: Os mais impressionantes desenhos.
Objetivo específico: Conhecer diferentes suportes artísticos e uso de diferentes materiais. Observar e distinguir diferenças e semelhanças dentro das artes visuais. Desenvolver o gosto estético e o senso crítico. Aprender a estruturar a imagem em linguagens, estilos e métodos diversos. Explorar as diversidades de corpos, rostos e ambientes em geral. Recriar obras de artistas selecionados.
1ª ação: O dia diferente! O que fazer?
1.1. Vídeo: Pequeno Cidadão. Arnaldo Antunes. Produza um parágrafo com o tema Agora é tempo de....
Tempo necessário: 04 aulas
1.2. Faça, interfira, construa, destrua, reconstrua, leia e monte todo tipo de imagem que se possa trabalhar dentro das linguagens da arte.
Material necessário: fotografias de revistas, livros e jornais, expressões faciais, retratos dos colegas e dos professores, cópias xerografadas, princípios fotográficos, obras de arte e auto-retratos de pintores famosos, pesquisas em meios eletrônicos, além de métodos para se construir o auto-retrato nas diversas linguagens artísticas. Cola, tesoura e folha de ofício.
Tempo necessário: 04 aulas

2ª ação: Leia o artista! O que fazer?
2.1. Apresente a história da arte enfocando artistas, suas obras e épocas.
Vida, obra e contribuições artísticas de Vicent van Gogh, Cândido Portinari, Leonardo da Vinci, Renoir, Pablo Picasso, Tarsila do Amaral, Anita Malfati.
Produza uma Cronologia Ilustrada.
Tempo necessário: 04 aulas

3ª ação: Intertextualidade! Que palavrão é este?
3.1. Atividade Temática – Arte - Equipe Linguagens e Códigos. Veja TD 01.
Pintor: Michelangelo. Obra: A criação do homem (1510).
Tempo necessário: 04 aulas

4ª ação: Recrie... O que fazer?
4.1. Leia as obras selecionadas na biblioteca. Observe com atenção os documentos, livros, revistas, jornais, ilustrações e outros acervos. Reconheça e compreenda a variedade de produtos artísticos e as concepções estéticas presentes na história das diferentes culturas e etnias. Confeccione: Arte Musiva, Arte em vidro, Arte em papel, Arte com EVA.
4.2. Analise as obras selecionadas dos artistas Vicent van Gogh, Cândido Portinari, Leonardo da Vinci, Renoir, Pablo Picasso, Tarsila do Amaral, Anita Malfati e recrie uma, valorizando a pintura em tela com a técnica aquarela.
Cabe ressaltar o uso da Tecnologia também para a recriação das obras de arte selecionadas.
Tempo necessário: 04 aulas

Avaliação:
Os alunos participaram das atividades? A partir de como as atividades foram apresentadas, qual artista marcou o cotidiano dos alunos? Na realidade, qual provocou mais envolvimento?
E você, professor, envolveu-se com a atividade? Gostou? Faça as suas considerações avaliativas para termos sempre atividades melhores!
Tempo necessário: 02 aulas

0 comentários :

 

©2009 EEF HONÓRIO BEZERRA | Template Blue by TNB