Por Eduardo Girão
Samuel Sonhá Mané (Processos Gerenciais), Assanatu Jalo (Ciências Contábeis), Adiatu Djaló (Processos Gerenciais) e Emanuel J. S. S. Correia (Computação) foram recebidos com aplausos pelos alunos da EEF Honório Bezerra que ficaram encantados pelas histórias de vida dos universitários. Os quatro jovens africanos estão em Fortaleza para estudar desde 2009, a maioria na Universidade Federal do Ceará. Eles participam de um intercâmbio promovido pelo Governo Brasileiro para os países africanos de língua portuguesa. Apesar de estarem gostando de Fortaleza, os guineenses disseram que o preconceito é uma das maiores dificuldades enfrentadas. Na HB, eles não tiveram esse problema. Os alunos da rede pública estadual demonstraram respeito à diversidade cultural dos visitantes e até os homenagearam dançando Kuduro - uma das danças típicas africanas. Simpáticos e descontraídos, os universitários responderam todas as perguntas dos curiosos adolescentes. Estiveram presentes no evento a coordenadora pedagógica Lúcia de Fátima, regente de multimeios Telma Lima e os professores Marilena Braga, Eduardo Girão (organizador do encontro), Marco Roberto e Valter de França.
MAIS INFORMAÇÕES
História do Dia Nacional da Consciência Negra
Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
FONTE: http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_consciencia_negra.htm
GUINÉ BISSAUA Guiné-Bissau, oficialmente República da Guiné-Bissau, é um país da costa ocidental de África que se estende desde o cabo Roxo até à ponta Cagete. Faz fronteira a norte com o Senegal, a este e sudeste com a Guiné-Conacri (ex-francesa) e a sul e oeste com o oceano Atlântico. Além do território continental, integra ainda cerca de oitenta ilhas que constituem o Arquipélago dos Bijagós, separado do Continente pelos canais do rio Geba, de Pedro Álvares, de Bolama e de Canhabaque.
Foi uma colónia de Portugal desde o século XV até proclamar unilateralmente a sua independência, em 24 de Setembro de 1973, reconhecida internacionalmente - mas não pelo colonizador. Tal reconhecimento por parte de Portugal só veio em 10 de Setembro de 1974. A Guiné-Bissau, juntamente com Cabo Verde, foi a primeira colónia portuguesa no continente africano a ter a independência reconhecida por Portugal.
Actualmente faz parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), das Nações Unidas, dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) e da União Africana.
O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA É COMEMORADO NA ESCOLA HONÓRIO BEZERRA COM A PRESENÇA DE AFRICANOS DE GUINÉ BISSAU
| author: Honório BezerraPosts Relacionados:
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários :
Postar um comentário