JORNAL O POVO NA EDUCAÇÃO VISITA EEF HONÓRIO BEZERRA

|


Produzindo notícia na sala de aula
Por Carlos Eduardo
carloseduardo@opovo.com.br

O professor Eduardo Girão, juntamente com o núcleo gestor da Escola de Ensino Fundamental Honório Bezerra, promoveram uma tarde toda especial entres os alunos da escola e o Jornal O POVO. Durante o encontro, os alunos puderam participar de uma oficina pedagógica, tendo o jornal impresso como principal elemento de estudo e ainda colocaram a própria percepção a cerca das notícias que são veiculadas no jornal.
Acompanhe, no passo a passo, como você, professor, pode realizar a mesma atividade na sua escola.
Conteúdo:
Leitura;
Produção textual;
Leitura de imagens.
Objetivos:
Desenvolver a leitura e escrita;
Desenvolver a criatividade dos alunos;
Trabalhar a socialização e o espírito de equipe;
Materiais necessários:
Exemplares de jornal;
Tesoura; lápis; Cola; Cartolina; Canetas coloridas.
DESENVOLVIMENTO
1º PASSO
Apresente o jornal impresso e informe aos alunos que é possível de encontrar vários gêneros que podem ser usados tanto na sala de aula, como fora dela. Informe que é importante a leitura do jornal para se manter atualizado a cerca dos fatos, que acontecem no nosso estado, no Brasil e no mundo.
2º PASSO
Distribua os exemplares de jornal para cada um e permita que a familiarização com o material aconteça. É preciso muita atenção do professor na hora de falar dos elementos do jornal com os alunos. À medida que o educador for falando termos como manchete, charge, coluna, dentre outros elementos, não esqueça de mostrar diretamente esses elementos no jornal impresso.
3° PASSO
Proponha aos alunos a criação de outras notícias, tendo como base as informações que são encontradas no Jornal O POVO. O assunto que for lido no jornal, deverá ser logo em seguida debatido em equipe e escrito na cartolina, de acordo com a interpretação que tiveram a cerca da notícia escolhida.
4° PASSO
Separe a turma em equipes para que uma socialização de ideias aconteça. Informe que a primeira etapa da atividade estará voltada para a leitura e a escolha das notícias a serem interpretadas. Logo em seguida, peça para que os alunos escrevam na cartolina as notícias que já foram debatidas na equipe. Lembrando que as fotografias que são encontradas no jornal precisam também de uma atenção especial por parte dos alunos.
5º PASSO
Informe aos estudantes que as fotografias precisam dialogar com o texto e que é de inteira importância uma boa escolha delas. Assim, teremos para exposição na sala de aula, uma espécie de jornal mural que servirá para pesquisa e ainda manterá toda a escola informada com os textos dos alunos.
6º PASSO
Alguns elementos como a charge e o editorial, não podem faltar no jornal mural, pois eles oferecem a oportunidade de discussão através do senso crítico apresentado nos textos. As equipes podem retirar diretamente do jornal impresso, textos para complementar e oferecer novos assuntos para os futuros leitores do jornal mural.
FINALIZAÇÃO
Após a conclusão do trabalho, informe para as equipes que antes de fixarem o trabalho na sala de aula, é preciso que eles apresentem para os demais alunos os textos que foram escritos, juntamente com as fotografias.
AVALIAÇÃO
Verifique a escrita e a oralidade dos alunos durante a produção da atividade e como se comportam diante da apresentação realizada em sala de aula.
SEGUE LINK ONLINE DA MATÉRIA:
http://www.opovo.com.br/app/colunas/opovonaeducacao/2011/12/24/noticiasopovonaeducacao,2361380/produzindo-noticia-na-sala-de-aula.shtml

0 comentários :

 

©2009 EEF HONÓRIO BEZERRA | Template Blue by TNB