EEF HONÓRIO BEZERRA RECEBE PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MARINHA DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS DO MAR

|

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MARINHA (PEAM) A conscientização e educação de crianças e adolescentes sobre a importância do meio ambiente é essencial para garantir a preservação de áreas costeiras para gerações futuras. Com apoio da Fundação Alphaville, o Programa de Educação Ambiental Marinha - PEAM, do Labomar-CEAC, coordena e promove atividades de educação ambiental com comunidades locais, escolas e outros interessados. A EEF Honório Bezerra recebeu a visita do estudante de Engenharia de Pesca Mardônio Barros, acompanhado da coordenadora do PEAM Nùbia Limaverde e da professora de ciências Isaíla Barros, para ministrar uma palestra rica de conhecimento sobre meio ambiente: fauna, flora, poluição, assuntos que estimulam a curiosidade e o interesse dos estudantes. Os jovens participantes curtiram ver os animais dessecados e embalsamados ao vivo, tiraram fotos e, principalmente, dúvidas sobre cada espécie: cavalo-marinho, tartaruga, caranguejo, tubarão, moluscos, peixes exóticos foram alguns animais trazidos para a amostra. Bem humorado, o universitário Mardônio Barros, bolsista do programa PEAM, também deu dicas básicas para a preservação da natureza, como não demorar no banho, jogar lixo na lixeira e também falou sobre aquecimento global e reciclagem.
HISTÓRICO DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS DO MAR O Instituto de Ciências do Mar, fundado em 1960 como Estação de Biologia Marinha, é um órgão suplementar da Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi transformado em Laboratório de Ciências do Mar em decorrência da reestruturação da UFC em 1969, mantendo os mesmos objetivos de realizar pesquisa e extensão pesqueira em Ciências Marinhas Tropicais. Em 18 de dezembro de 1998 foi aprovada uma nova transformação, desta vez para Instituto de Ciências do Mar, através da qual adquiriu competência regimental para ministrar cursos de graduação e pós-graduação, mantidas as características de instituição multidisciplinar voltada para a pesquisa, ensino e extensão.
Atualmente está equipado com 12 laboratórios nas seguintes áreas de estudo: Oceanografia (Geológica, Biológica, Química e Física), Pesca e Prospecção, Microbiologia Ambiental e do Pescado e Análises de Impactos Ambientais e de Contaminação do Ambiente Marinho e Costeiro. Nesse contexto, tem mantido parceria com diversos departamentos das Universidades Federal e Estadual, tais como: Engenharia de Pesca, Biologia, Geologia, Geografia, Química, Engenharia Agrícola, Turismo e Bioquímica, pela qual se processa a integração das diversas áreas de conhecimento e potencializa sua produção em áreas onde exista carência de pesquisadores pertencentes à equipe institucional.
A produção científica dos pesquisadores do LABOMAR e de outras instituições de pesquisa, nacionais e estrangeiras, é divulgada através do periódico institucional Arquivos de Ciências do Mar, com tiragem semestral de 500 exemplares, publicado regularmente desde 1961, distribuído em permuta para cerca de 500 instituições no Brasil e no exterior.
  As atividades de Extensão se realizam através dos seguintes grupos de estudo: Programa de Educação Ambiental Marinha (PEAM), que promove a mentalidade marítima junto a escolas e comunidade em geral; Grupo de Estudos de Camarão Marinho (GECMAR), tendo como objetivo incentivar cultivo de camarões e transferir sua tecnologia para o setor comercial; Centro de Diagnóstico de Enfermidades de Camarão Marinho (CEDECAM); Grupo de Estudo de Moluscos Bivalves (GEMB), com a função de incentivar o cultivo de ostras em comunidades litorâneas; Grupo de Biogeoquímica Costeira (LBC), que objetiva estudo dos processos controlados da dinâmica de nutrientes e contaminantes no ambiente costeiro e oceânico.
Além disso, por trabalhar com estudantes que habitam um importante pólo pesqueiro industrial e artesanal, o município de Fortaleza, as atividades de extensão visam a realização de cursos profissionalizantes em todas as áreas correlatas das Ciências do Mar, enfatizando-se aquelas que têm relação direta com a preservação dos ecossistemas costeiros e com o aumento da produtividade pesqueira. FONTE: http://www.labomar.ufc.br/ VEJA MAIS FOTOS DA ATIVIDADE
VÍDEOS UTILIZADOS NA PALESTRA

0 comentários :

 

©2009 EEF HONÓRIO BEZERRA | Template Blue by TNB