COMO TRABALHAR COM A INFORMÁTICA EDUCATIVA

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Corresponde ao processo de utilização pedagógica das ferramentas disponibilizadas pelo computador e internet no auxílio à aquisição das variadas informações que circulam na rede possibilitando aos alunos aprendizagens múltiplas, tornando o conhecimento fruto de um processo reflexivo, autônimo e dinâmico.
“Os jovens estão muito avançados no uso da internet, eles se comunicam em redes sociais, usam blogs, a escola precisa acompanhar isso. Mas precisa acompanhar fazendo o que é papel da escola, ou seja, na aprendizagem dos conteúdos”, defende especialista.


CAMINHOS A PERCORRER

Como integrar efetivamente as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) ao currículo escolar? Basta introduzir o computador na escola e/ou disponibilizar materiais didáticos na Internet?

COMO TRABALHAR NO LEI

1.A partir de um conteúdo curricular, o professor de disciplina pode solicitar ao professor LEI a preparação de uma aula no Power Point;
2.Consultar/pesquisar sites educativos que contenham aulas prontas por disciplinas (www.somatematica.com.br);
3.Exposição de vídeos de curta duração – variando entre 5 a 15 minutos, na apresentação inicial do tema/assunto da aula (porta curtas da Petrobras);
4.Utilização dos DVDs da TV Escola, onde existem temáticas que correspondem conteúdos/conhecimentos das diversas áreas/disciplinas;
5.Através de um blog onde o professor de disciplina pode depositar conteúdos (textos, vídeos, apresentação Power Point, etc) e alunos utilizarem esse ambiente para o estudo desses conteúdos, além de também ser possível a organização de atividades que possam ser desenvolvidas nesse ambiente de aprendizagem.

“Não pressupõe apenas a existência de uma sala replena de computadores conectados à Internet, pois somente isso não indica uma melhoria no processo pedagógico. Tão pouco se orienta apenas pelo envio aleatório de alunos ao Laboratório Escolar de Informática (LEI) quando estes estão com aula vaga ou, mesmo, quando esse envio corresponde a orientação de apenas pesquisa virtual com a finalidade de passar o tempo sem objetivos previamente definidos pelo professor de disciplina quando da realização de uma atividade no lei”.

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