ALUNOS DA HB NA PROVA BRASIL

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A ansiedade é grande. Os alunos da Escola Honório Bezerra não vêem a hora de saber o resultado da Prova Brasil. Apesar das notas só serem divulgadas em 2010, eles constantemente vão à coordenação pegar informações. Os candidatos passaram um mês sendo preparados pelos professores para enfrentar os exames. No simuladão, a média das notas foi muito boa: entre 7,5 e 8. A educadora Niedja Vasconcelos* foi uma das mais comprometidas durante o período preparatório. Em entrevista, ela conta em detalhes as táticas que utilizou para incentivar os estudantes a estudarem mais.

1. (Honório Bezerra) Qual foi o desafio na hora de preparar os alunos para a Prova Brasil?
(Niedja Vasconcelos) O maior desafio foi sensibilizar os alunos para a importância dessa avaliação a fim de que os mesmos demonstrassem interesse em melhorar seu desempenho escolar;

2. (HB) Qual a importância da Prova Brasil no aprendizado dos alunos?
(NV) Essa prova tem como referência conteúdos que avaliam as habilidades essenciais do aluno, assim direciona e facilita o trabalho em sala de aula melhorando o ensino-aprendizagem;

3. (HB) Conte-me quais foram os métodos de ensino utilizados por você para preparar os alunos?
(NV) Primeiro, com base nas diretrizes e descritores procurei fazer um diagnóstico dos alunos em relação aos conteúdos. Depois, fiz adaptações no planejamento mensal e preparei as aulas procurando direcioná-las para os conteúdos que provavelmente seriam avaliados. A partir daí, foram feitos na sala de aula tarefas e trabalhos para desenvolver nos alunos novas habilidades de forma que os familiarizassem com a prova; por ultimo, foi realizado um simulado da Prova Brasil;

4. (HB) Explique-me se houve um melhor interesse dos alunos depois da Prova Brasil?
(NV) Sim. Pude observar que houve um bom aproveitamento dos trabalhos realizados, mas o principal é que notei um grande avanço por parte dos alunos no sentido de se esforçarem mais, já que os mesmos perceberam que são capazes de aprender qualquer conteúdo mesmo com as dificuldades que apresentam;

5. (HB) Quais as dificuldades enfrentadas por você?
(NV) A maior dificuldade foi fazer com que os alunos não faltassem às aulas. O que continua sendo o maior desafio não só para os professores mas também para a escola;

6. (HB) O que significa a Prova Brasil na sua opinião?
(NV) Significa uma oportunidade de melhorar o ensino nas escolas públicas, pois os conteúdos e habilidades avaliados são equiparados em todo o Brasil;

7. (HB) Por que trabalhar com a matemática é gratificante?
(NV) Porque podemos desenvolver nos alunos diferentes habilidades de forma prazerosa e assim desmitificar que matemática é o "bicho-papão", despertando nos mesmos um interesse por aquilo que necessário e faz parte do nosso cotidiano.

*Niedja Vasconcelos formou-se em pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará com habilitação em Matemática. Depois, concluiu uma pós-graduação em Planejamento Escolar e diversos cursos extra-curriculares. A professora é vista entre os colegas de profissão como uma pessoa que tem o dom de ensinar. Determinada, ela consegue interagir com os alunos sem perder a liderança. Nascida no município de Itapipoca (113 KM de Fortaleza), Niedja leciona há 12 anos na Escola Estadual Honório Bezerra.

Sobre a Prova Brasil

A Prova Brasil tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. Nos testes aplicados no quinto e nono anos do ensino fundamental e na terceira série do ensino médio, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas.
No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho. Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.
A partir das informações da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.
Na Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico das escolas públicas urbanas do país. Os dados das avaliações são comparáveis ao longo do tempo, ou seja, pode-se acompanhar a evolução dos desempenhos das escolas, das redes e do sistema como um todo. Além disso, os dados também estão disponíveis a toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo.

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