MELHOR IDADE RESPEITADA

|



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) considera idosas as pessoas com 60 anos ou mais. Os idosos representam hoje 14,5 milhões de pessoas, 8,6% da população total do País, segundo o Censo 2000. Em uma década, o número cresceu 17%, em 1991, ele correspondia a 7,3% da população.
Os brasileiros vivem, hoje, em média, de 68,6 anos, 2,5 anos a mais do que no início da década de 90. Estima-se que em 2020 a população com mais de 60 anos no País deva chegar a 30 milhões de pessoas (13% do total), e a esperança de vida, a 70,3 anos. O envelhecimento das pessoas é reflexo do aumento da expectativa de vida, devido ao avanço no campo da saúde e à redução da taxa de natalidade.
Boa parte dos idosos hoje são chefes de família e nessas famílias a renda média é superior àquelas chefiadas pelos mais jovens. Ainda segundo o Censo 2000, 62,4% dos velhinhos são chefes de família, somando 8,9 milhões de pessoas. Além disso, 54,5% dos idosos chefes de família vivem com os seus filhos e os sustentam. Mesmo assim, muitos sofrem violência dentro e fora de casa: desrespeito, agressões, humilhações.



Para discutir a problemática, o professor de inglês e matemática Walber de Oliveira e de geografia Marilena do Nascimento propôs um desafio aos alunos do Sétimo Ano: refletir sobre a vida das pessoas que já chegaram na terceira idade. As equipes não perderam tempo: trouxeram para a Semana Cultural histórias reais do cotidiano, apresentaram relatos comoventes, estatísticas e dados que mostram que as leis brasileiras precisam ser melhoradas e cumpridas. Depois das apresentações, os participantes disseram que se sentiam mais preparados para lidar com a questão. Ponto para todos!

0 comentários :

 

©2009 EEF HONÓRIO BEZERRA | Template Blue by TNB