O FILME MÃOS TALENTOSAS NA HB

|


Desta vez, o Cine HB exibiu o vídeo Mãos Talentosas (Gifted Hands: The Ben Carson Story). O filme, dirigido por Thomas Carter, e estrelado pelo ator Cuba Gooding Jr. no papel do Dr. Benjamin S. Carson, conta a história do neurocirurgião norte-americano, famoso por ter alcançado o sucesso profissional e pessoal mesmo tendo nascido em uma família humilde desestruturada.
Ben era um menino pobre de Detroit, desmotivado, que tirava péssimas notas na escola, mas com o empenho de sua mãe ao lhe incentivar a ler mais, ele se torna o estudante destaque da turma da oitava série, sendo depois o terceiro na sua classe do ensino médio. Com trabalho duro e um grande desejo, ele recebeu uma bolsa de estudos para Yale University, onde passa nos exames, e ingressa na escola médica. Sua história, profundamente humana, descreve o papel vital que a mãe, uma senhora de pouca cultura, mas muito inteligente, desempenhou na metamorfose do filho, de menino de rua a um dos mais respeitados neurocirurgiões do mundo.

Ben Carson, hoje um jovem senhor de 58 anos, é um dos mais famosos neurocirurgiões do mundo e diretor de Neurocirurgia Pediátrica no Hospital Johns Hopkins. Carson alcançou renome mundial em 1987, por seu desempenho na bem-sucedida separação de dois gêmeos siameses, unidos pela parte posterior da cabeça, numa operação complexa e delicada que exigiu cinco meses de preparativos e vinte e duas horas de cirurgia.
Carson escreveu quatro livros, entre eles:“Sonhe Alto” – Think Big, “A Grande Visão” - The Big Picture e o último “Corra o Risco: Aprendendo a Identificar, Escolher e Viver Sob Risco Aceitável”.Em junho de 2008, o médico foi condecorado com a Medalha Presidencial da Liberdade em 2008 das mãos do ex-presidente americano George W. Bush, em agradecimento pelas contribuições para a medicina.

No final da exibição, os professores Marilena Braga e Eduardo Girão abriram um debate com os alunos sobre a importância da leitura e dos estudos. Os estudantes participaram com comentários e demonstraram interesse pelo filme. Alguns chegaram a se emocionar com as cenas mais comoventes. Uma dos objetivos do projeto é estimular a auto-estima dos estudantes através da sétima arte.
Elenco: Cuba Gooding Jr., Ele Bardha, Loren Bass, Geoffrey Beauchamp, Tajh Bellow, Lesley Bevan, Jesse Christian, Ron Coden, Wayne David Parker, Angela Dawe, Gregory Dockery II, Zac Douglass, Kimberly Elise, Aunjanue Ellis, Ithamar Enriquez, Jaishon Fisher, Michael Fitch, Danny Goldring, Maestro Harrell, John Hickman, Gus Hoffman.

2 comentários :

Unknown disse...

ESTAMOS TRABALHANDO O FILME MÃOS TALENTOSAS COMO NOSSOS ALUNOS NO PROJETO VIVENDO VALORES ATRAVÉS DE FILME. FOI MUITO BOM ENCONTRAR UM PROJETO PARALELO AO NOSSO.

COORDENADORA ESCOLAR DA EEFM LIONS JANGADA - IRENILCE

Anônimo disse...

O filme realmente é lindo mas ao apresentá-lo num curso de capacitação para professores, ou numa atividade sobre valores com os nossos alunos não podemos deixar de tocar na temática do preconceito.Apresentar a história de Ben Carson, apenas como um homem que superou os seus conflitos sem contextualizar as raízes da formação da sociedade americana é permanecer no erro do discurso racialista .Este tema precisa ser desenvolvido pela ótica da educação das relações étnico raciais.

 

©2009 EEF HONÓRIO BEZERRA | Template Blue by TNB