SEMANA ESTADUAL DOS DIREITOS HUMANOS

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A Declaração Universal dos Direitos do Homem foi um marco definitivo no reconhecimento universal dos direitos do ser humano, independente da nacionalidade, cor, sexo ou condição de classe social.
Diante da necessidade da disseminação dos direitos humanos enquanto uma conquista política e histórica da sociedade, o espaço escolar se apresenta como por excelência onde novos valores humanistas podem e devem ser transmitidos e onde eles devem desabrochar nas vivências cotidianas da sala de aula e da escola. A escola se apresenta como local de possibilidade para se promover o debate sobre tão nobre temática, na perspectiva do desenvolvimento em cada educando de uma consciência ampla e de organização para o exercício desses direitos como instrumento que viabilize a superação das diversas manifestações de violação dos direitos humanos, expressas no cotidiano da população e muitas vezes por esta ignoradas.

A escola deve arregimentar forças no sentido de sensibilizar toda a comunidade escolar para que esta possa se envolver na defesa desses direitos em suas perspectivas individuais, coletivas, econômicas, políticas e culturais com vistas à construção – a começar pelo espaço intra-escolar- de uma sociedade mais justa cujos princípios norteadores têm assento em valores humanos igualitários e democráticos. O objetivo geral é promover nas escolas a reflexão sobre a temática dos direitos humanos buscando envolver toda a comunidade escolar com vistas à pratica cotidiana de respeito e defesa desses direitos em todos os espaços sociais.

Os objetivos específicos do projeto são: refletir sobre as principais violações de direitos humanos, identificadas no cotidiano da comunidade escolar e em seu entorno social; debater sobre as diversas agressões aos direitos humanos, observadas na sociedade atual, tais como: violência contra a mulher, violência doméstica, desrespeito aos direitos dos homossexuais, práticas de racismo, maus tratos contra crianças e adolescentes, exploração sexual, trabalho infantil; motivar a comunidade escolar para buscar parecerias com as diversas instituições e entidades locais cuja atuação esteja ligada à defesa dos direitos humanos; divulgar as principais leis estaduais sobre direitos humanos; sensibilizar a comunidade escolar e local sobre a importância de se conhecer as legislações existentes que versam sobre prevenção à violações de direitos humanos; desenvolver um processo de conscientização e mobilização com as famílias em torno de momentos de discussão e reflexão sobre os direitos das crianças e dos adolescentes; despertar o sentimento da comunidade escolar para uma cultura de paz e de valorização da vida humana e de respeito às diferenças.
O público alvo do projeto é a comunidade escolar que engloba alunos, pais, professores, funcionários, núcleo gestor, conselho escolar e grêmio estudantil.

Entre as atividades propostas para a Semana dos Direitos Humanos, a Escola Honório Bezerra promoveu debates e oficinas sobre a temática; elaborou roteiros de aula que contemplaram a temática numa perspectiva interdisciplinar; organizou teatro onde os próprios alunos foram os atores e diretores dos espetáculos; organizou também oficinas de cidadania, trabalhando questões de gênero, ética, democracia e outras; organizou ainda oficinas por eixo temático, abordando temas como cultura em direitos humanos, pessoas portadoras de necessidades especiais e portadores de soro positivo, mulheres e homossexualidade, crianças, adolescentes e idosos, cultura indígena; incluiu a temática direitos humanos nas aulas da escola, entre outras atividades.

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