DOCENTES DA EEF HONÓRIO BEZERRA ESTUDAM HIPERTEXTO SOB A ÓTICA DA PESQUISADORA MARIA HELENA DIAS

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Depois de discutirem o que é hipertexto no Laboratório Escolar de Informática, os docentes da Escola Honório Bezerra leram o texto de Maria Helena Dias que fala sobre alguns aspectos do que traz o hipertexto para o contexto educacional. Os professores aproveitaram para relacionar dois aspectos e comentá-los entre os colegas.

Marco Roberto: O texto de Maria Helena Dias mostra a importância do hipetexto dentro do univerrso educional tanto para professores e alunos que trazem diversas situações no processo de aquisiçoes do conhecimentos e mostrando suas próprias opiniões, acrescentando sugestões e discute alguns aspectos que contribuam nesse texto produzido. Os dois aspectos relacionados ao hipertexto que achei mais interessante são os que possibilitam um alto grau de autonomia dos alunos, sendo sujeitos responsáveis pelo processo pedagógico e também estarem cientes das novas capacidades cognitivas dos alunos de criarem novos conteúdos interativos.
Tereza Pontes: Segundo Maria Helena Dias,existem dois aspectos no uso do hipertexto na educação que precisam ser observados:Devido as interfaces interativas ofertadas pelo manuseio do computador cada indivíduo tem a possibilidade de utilizar uma organização própria desenvolvendo sua autonomia com mais liberdade para se expressar de forma mais ativa e investigativa. Por outro lado, existe a controvérsia de que é necessário que haja uma orientação para a pesquisa por parte do professor e uma conexão com a internet que é o meio de pesquisa por links que servem para ampliar o conhecimento sobre determinado assunto no qual o aluno arrisca uma contribuição pessoal, dando sentido ao que foi pesquisado.
Carla Freitas: O trabalho com o hipertexto no contexto educacional é infindo, ou melhor,  de organização, seleção, associação, contextualização ampla. O hipertexto é um “texto múltiplo” que funde vários textos que se tornam simultaneamente acessíveis a um simples toque no mouse.   
O hipertexto permite ao contexto educacional, mediante os links, o acesso a inúmeros outros hipertextos que circulam pela rede, contribuindo para a aquisição de aprendizagem do educando. Da perspectiva dos estudos linguísticos,  tendo em vista ser da área de linguagens e códigos, pois, há instauração de um diálogo, como observado em Bakhtin (1997), entre vozes que se encontram no “interior” de um texto e referências tomadas como “externas”, visualizadas com um clique, estratégia que muito contribui para o crescimento cognitivo e de informatividade do educando.De fato, a intertextualidade é colocada em evidência com o uso dos links no hipertexto.  Como Dias* contribui para a reflexão da nova escola brasileira, visto que “as novas subjetividades com que a escola defronta,cuja novas determinações culturais implicam em novas capacidades mentais, cognitivas e afetivas estão a clamar por uma discussão que leve avante questões sobre:  quem são os alunos,  quem são os professores, o que compete a escola ensinar.
Marilena Braga: No contexto educacional o hipertexto tem que ser cuidadosamente planejado para não haver uma distorção do objetivo que se quer atingir.
Notei que o papel do professor é de mediar a aprendizagem através do planejamento que fará antecipadamente. Enquanto o aluno terá uma participação ativa no processo de busca e de conhecimento.A autora aborda a questão da relutância que alguns professores tem em relação às tecnologias na sala de aula.O Hipertexto é uma atividade enriquecedora, que sabendo como trabalhar será um aliado no nosso dia a dia.
Luiz Aquino: A Autora Maria Helena Dias , tem mostrado que o hipertexto traz para o Contexto Educacional,alguns aspectos que muito contribui para a liberdade do aluno no processo ensino-aprendizagem.O aluno, tal como leitor do hipertexto torna-se mais ativo ,participante em relação ao processo de aquisição do conhecimento. Outo aspecto que a autora enfatiza está relacionado a aprendizagem implícita em oposição a aprendizagem explícita. Desta forma o hipertexto possibilita mais, autonomia do conhecimento, contribuindo para que se expresse estratégias individuais de aprendizagem, sendo o sujeito responsável pelo processo. Vale ressaltar que com o uso do hiper-texto , o professor tem parte de sua autoridade e poder transferido ao aluno, tornando-se mais,um colaborador no processo de ensino e aprendizagem.
Telma de Lima: Maria Helena Dias, mostra alguns aspectos que o hipertexto contribui com a liberdade no processo ensino-aprendizagem. Portanto o aluno como leitor do hipertexto torna-se mais ativamente participante ao processo de aquisição do conhecimento. Contudo é possível mostrar,outro aspecto relevante que enfatiza a autora, está relacionado a aprendizagem implícita em oposição a aprendizagem implícita. Desta forma possibilita ao aluno alto grau de autonomia do conhecimento,contribuindo assim para que se expresse estratégias individuais de aprendizagem, sendo o sujeito responsável pelo processo.

Lúcia de Fátima: Para a autora Maria Helena Dias, o Hipertexto é tido no contexto educacional, como uma percaria para o professor e o aluno, colaborando com o ensino e aprendizagem , ampliando o conhecimento do professor e dando a oportunidade ao aluno de abordar diversos temas ao mesmo tempo, tanto para o aluno como para o leitor do hipertexto tornam-se ativos, capazes de ampliar seus conhecimentos através da redes e links.

Helena Prata:Um dos aspectos que Maria Helena Dias traz para o contexto educacional é o fato da aprendizagem acontecer através de uma rede de conhecimentos interligados. A importancia desse aspecto para a educação é que este fato traz em si o despertar da curiosidade, ativa o lado do educando no sentido de querer descobrir o que contem aquele link. E esta curiosidade é muito importante para seu processo de aprendizagem. Outro aspecto citado pela autora é a aprendizagem implícita em oposição a aprendizagem explícita. É comum o aluno ter uma certa resistencia a textos longos. Com o hipertexto essa primeira impressão de ter que ler um texto grande essa sensação de preguiça diminui consideravelmente, fazendo do hipertexto um ótimo  instrumento a disposição do professor para trabalhar seu conteúdo de forma mais agradável para o aluno tendo como consequencia um aprendizado mais eficiente por parte do mesmo.
Socorro Mendes: Maria Helena discute alguns aspectos que o hipertexto traz para o contexto educacional.Sendo o hipertexto um instrumento que possibilita ao usuário utilizar uma organização própria,permitindo por exemplo que quando usado na educação o aluno interfira e contribua nesse texto produzido.Quando usado o processo educativo o hipertexto pode ser um instrumento de grande colaboração,pois o aluno torna-se mais ativo e participante,pois desse modo ativa a sua curiosidade. Essa utilização,porém,só  é possível quando existe o profissional curioso e desejoso de aprender e conhecer o novo.Quando o professor não domina essas novas tecnologias esse processo de aprendizagem dificilmente acontecerá.
O profissional de educação não pode estar alheio as mudanças nas tecnologiasne  no universo em que o aluno está inserido.Esses novos formatos de ensino/aprendizagem podem contribuir e muito no processo educativo.A participação do aluno no hipertexto é um exemplo disso.Porém se o educador não é conhecedor das tecnologias,não é flexível e maduro,o processo não terá como acontecer.Os dois aspectos observados por Marilena Dias, se contrapõem,pois sabemos como as tecnologias novas contibruem no processo educacional,porém temos poucos profissionais empenhados ,curiosos e entusiasmados e,que saibam motivar e dialogar com os alunos.

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