Responsável: Professora Francisca Maria Barbosa de Lima
Justificativa
Atualmente, convivemos com o crescimento significativo do consumo de drogas, o que vem provocando graves problemas no cotidiano de muitas famílias, consequentemente na sociedade em geral, sobretudo para atingir pessoas em idades cada vez mais precoces.
Ao falar em drogas, é bom que se entenda o seu conceito. “Toda substância natural ou sintética, que, ao penetrar no organismo, altera alguma (s) de suas funções.”
O avanço na produção de substâncias químicas capazes de promover uma dependência no seu uso agravam-se, recentemente, com a proliferação de drogas de alto potencial destrutivo como o crack, um subproduto da cocaína cujos efeitos devastadores são assuntos cotidianos nos meios de comunicação em massa diante da violência associada ao seu vício.
Tendo em vista essa situação emergencial, o Governo do Estado propôs um amplo diálogo com o poder público e a sociedade em busca de caminhos para o enfrentamento dessa problemática contribuindo portanto, para a integração das ações e com acesso do público-alvo às informações sobre os serviços oferecidos pelo Estado ou por entidades da sociedade civil, no que toca à temática das drogas.
Objetivo Geral
Estimular a reflexão e o diálogo acerca de situações do cotidiano relacionadas ao uso de drogas e promover uma vida saudável através de práticas que ajudem ao alunato manter-se fora do uso das mesmas.
Objetivos Específicos
Incentivar a educação para uma vida saudável, do acesso aos bens culturais, incluindo a prática de esporte, cultura e lazer;
Estimular a socialização do conhecimento sobre drogas, com embasamento científico.
Motivar o protagonismo juvenil;
Facilitar a participação da família, da escola e da sociedade na multiplicação dessas ações preventivas tendo em vista um sentido coletivo de convivência, baseado na solidariedade.
Metodologia
Aplicação de atividades em sala de aula que visem o conhecimento e compreensão do uso e efeitos das drogas lícitas e ilícitas;
Jogos educativos para que de forma lúdica, haja melhor aprendizado dos temas relacionados ao uso de drogas;
Aulas expositivas sobre os seguintes temas: conceitos e efeitos das drogas; motivação para o consumo; visão acerca do usuário de drogas; uso de drogas em relações familiares e afetivas; drogas e Aids, prevenção; pressão social, dificuldade da vida cotidiana; drogas e legislação;
Documentários sobre experiências dos drogadictos:
Sessões educativas com profissionais e instituições diferenciadas que vivenciam essa problemática.
Recursos Humanos
Corpo docente e discente da EEF Honório Bezerra.
Recursos Materiais
Vídeos educativos;
Jogos educativos;
Folders.
Meta
Trabalhar o ensino fundamental do 6º ao 9º Ano nos turnos manhã e tarde. Trabalhar no turno da noite a EJA no segmento III e IV.
Avaliação
A avaliação será feita com os alunos no final de cada prática educativa, através de exercícios temáticos, deixando em aberto opiniões, críticas e sugestões sobre o tema.a
PROJETO: PREVENÇÃO ÀS DROGAS NA ESCOLA
| author: Honório BezerraPosts Relacionados:
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários :
Postar um comentário