PROFESSORES DA EEF HONÓRIO BEZERRA PARTICIPAM DE OFICINA DE REDAÇÃO PROMOVIDA PELA FTD SISTEMA DE ENSINO

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A assessoria pedagógica do FTD Sistema de Ensino, Norte e Nordeste, Fátima Rebouças, promoveu no dia 31/03/12 uma atividade de redação exclusiva para professores de escolas adotantes do Ceará. Na atividade Laboratório de Redação – Da Produção Escrita ao Caderno de Redação – Encantamento do Princípio ao Fim, a Profª Especialista e Consultora de Ensino Carla Freitas, autora do projeto, trabalhou com diferentes gêneros textuais a partir de propostas de texto constantes do material do FTD Sistema de Ensino.

Para dar voz às salas elaboradas pela Profa Carla Freitas, o evento contou com os colaboradores Eduardo Girão, professor e jornalista e Sandra Cavalcante, professora. O FTD Sistema de Ensino teve 110 professores no evento e, para a EEF Honório Bezerra, vale destacar a presença da professora de língua portuguesa Maria Luíza.

Durante o evento, para alegrar os participantes e dialogando com o Projeto Centenário de Luiz Gonzaga, elaborado por Carla Freitas, a banda Januários tocou músicas do Rei do Baião anunciados pela Patativa do Assaré,representado pelo aluno do EJA José Walter onde a Profa Sandra Cavalcante também leciona. O Professor e Jornalista Eduardo Girão deu voz a sala de Música e Cinema, nesta promoveu a discussão sobre o Centenário de Luiz Gonzaga como também orientou a produção de crônicas entre os participantes. Além dessas citadas, outras atividades foram realizadas sob a consultoria da palestrante Carla Freitas que também é PCA de Linguagens e Códigos da EEF Honório Bezerra.

RESUMO DA DIDÁTICA
Qual o lugar mais lindo do mundo para você?
http://www.slideshare.net/rczago/os-lugares-mais-lindos-da-terra-presentation
E para você qual o lugar mais lindo do mundo?
Proposta
Produza um texto que terá como tema:
A imaginação vale muitas viagens e é mais barata.
ANÁLISE DA CHARGE DE Clayton
Clayton | Brasil | O POVO Online

VAMOS PRATICAR E APRENDER MAIS

Laboratório de Redação FTD Sistema de Ensino: Espaços do Laboratório de Redação
RESUMO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS






VÍDEOS DO EVENTO



CRÔNICAS SOBRE O SERTÃO ESCRITAS PELOS PROFESSORES PARTICIPANTES

Chuva: a vida
Já fazia muito tempo que não chovia. José e sua família estavam preocupados em perder sua plantação. Os vizinhos também expressavam tristeza e apreensão.
- Nem uma gota d’água, home!
- Vamo ter fé em Deus!
Conversava José com seu grande amigo Chiquinho.
Na madrugada seguinte, enquanto todos dormiam, caiu àquela chuva. Muita água mesmo para felicidade geral do povoado.
Todos amanheceram alegres, sorrindo... Foi aquela alegria, e chuva caindo em meio a pulos, abraços e agradecimentos a Deus. A esperança ressurgiu!
Francisco Ernani Barros Moreira

Renasça Luiz e recante o sertão
O sertão que Luiz Gonzaga, Patativa e outros grandes poetas do século passado cantaram, não é mais o mesmo. Jagunços? Pau-de-arara? Inocência sertaneja? Cavalo arreado? Tudo isso e muito mais são elementos que estão gradativamente se extinguindo até mesmo do meio rural.
Que criança nascida nesta década conhece a lamparina? Ferro a brasa? Fogão a lenha? Brincadeira de roda? Conta de cabeça?
Tudo mudou. Seu Luiz iria ter que romper suas músicas. Agora só saudade.
Cildo Mendonça. Tauá-Ce.


O meu rio no Mazagão

Cheio de curvas sinuosas, de um lado rochedos fortes, de outras terras soltas que se arrizinham ao barro vermelho com uns parênteses para as panelas, tachos e potes que se fabricava para brincar.
Meu rio não é mais o mesmo, as pedras de onde eu pulava, já tão diminutas. Eram três meses de enchentes e águas rasas, branquinhas... E nove meses de cacimbas cada vez mais fundas, com pedras de cores e tamanhos variados.
Eu vivi ai até aos 90 anos. Na condição de mulher, havia a hora das senhoras e senhoritas se banharem, lá livre, livres do nascer ao por do sol. Meu rio é infância, família, alegria e saudade.
Obrigada, meu Deus.
Irmã Adriana Felipe Duarte

Terra de fé
Meu nordeste, terra de esperança e fé. Quantas vezes, vi eu e minha avó acordando bem cedo para fazer o cafezinho. Meu avô com as canecas em seu jegue saia em busca d’água na lagoa. Lembranças de minha infância. Infância esta que vive em mim, pois, sem estas, estaria eu descaracterizado.
João Batista Alves Pires – E.R.E. – Itapipoca – Ce

Eu sou o nordeste

Eu sou o nordeste desde o ventre da minha mãe, nasci, cresci e, até hoje, sempre frequenta a casa de meus pais na zona da mata. Trago comigo boas lembranças, dentre elas o prazer de caminhar, correr por entre veredas. Todas as tardes ir para a casa dos meus avós para brincar com meus primos naquela areia fininha do terreiro bem varrido sob a luz do luar....
Cláudia Eufrásio. Patronato Nossa Senhora das Mercês – Itapipoca – Ce
Proposta de Redação
Produza texto narrativo-descritivo, em primeira pessoa, com complicação e clímax sobre o tema:
Faça rascunho. Revise seu texto. Passe a limpo.
Mínimo de linhas 20. Use caneta preta ou azul.
Trabalho
Mais um dia de trabalho. Ao sair de casa, após o almoço, sinto a alma aquecida pelo calor do sol e revestida pela força e coragem tão comum do nosso povo, da nossa terra.
A paisagem dual que admiro nesse momento me faz lembrar um certo autor e ter a certeza de que: "isso aqui é o sertão.".
O aroma da ramagem nova das primeiras chuvas me faz reconhecer que somos muitos povos e, ao mesmo tempo, um!
Por Jordânia Sipião

Lembranças
Na era contemporânea resta-nos muitas lembranças, por meio de imagens, contos, diálogos, entre familiares de outras gerações, porque o mundo está tão mudado, as pessoas não se veem com bons olhos e os valores estão perdidos?
Ana Ester. Colégio Ernesto Gurgel
FTD Sistema de Ensino


O sol nasce no sertão

O sol nasce no sertão, e já se ouve o arranhar dos pés das galinhas e capotes no telhado, o mugir do gado é o despertador favorito de quem ama o sertão, porque isso expressa que ainda há vida e que apesar da luta ainda há esperança.
Os meninos e moços correm animados para a cozinha, porque um despertar com queijo coalho, cuscuz, tapioca, leite e coalhada são retratos da fortuna e que, para seguir para o banho de rio e pré pescaria no açude são pré-requisitos.
Os demais seguem para as criações cuidando e zelando dos seus bem-quereres e depois de tanta animação, a família se reúne animada com os contos e causos do dia e, em roda, olhando a lua cheia que só há lá, sentem a alegria e a vida que é o sertão.
Hadassa Praciano Matos. Patronato Nossa Senhora das Mercês – Itapipoca-Ce
FTD Sistema de Ensino

Nasci no Piauí
Sou nordestino legítimo, nascido no Piauí, vivido em lugares diversos do Maranhão, seguindo o ritmo ininterrupto da vida moderna. Moderna apenas neste aspecto que o sistema nos impõe: na correria, na busca incessante pelo espaço. Espaço para sobreviver. Esta busca me localiza hoje na grande Fortaleza, tornando-me, depois de tantas andanças um nordestino completo.
Fernando Alves. Colégio J. Oliveira
FTD Sistema de Ensino


A globalização enfim chegou ao sertão nordestino

O êxodo urbano, as redes sociais, vários fatores são características destas grosseiras mudanças comportamentais nos interiores. O artesanato local foi substituído por réplicas, falsificadas, de Monalisa. As fragrâncias por Victória Secret, as conversas na praça nos finais de semana transformaram-se em disputa de paredões sonoros insurdecedores.
Será que estou, de fato, no sertão?
Por Rodrigo Paiva. Colégio São Rafael

FTD Sistema de Ensino
A árvore da Palavra - Qual a palavra do dia?
lemnisco

(latim lemniscus, -i, fita pendente)
s. m.
1. Fita pendente de coroa de louro.
2. Tira de tecido, pele ou outro material que prende o selo a diploma, carta ou documento semelhante.
3. Feixes de fibras nervosas do sistema nervoso central.
4. [Artes gráficas] Sinal gráfico constituído por dois pontos separados por um traço horizontal ( ÷ ), que indica passo retirado e traduzido da Bíblia.
5. [Artes gráficas] Sinal gráfico constituído por dois pontos colocados lado a lado e sobre um traço horizontal, que indica transposição.

fonte: http://www.ftdsistemadeensino.com.br/

JORNAL O POVO FAZ COBERTURA DO EVENTO

LINK
O POVO é usado como ferramenta para aliar ensino e dia a dia de alunos
Cerca de 140 professores de 32 escolas particulares do Ceará se reuniram na manhã deste sábado para discutir e aprender estratégias de ensino de Língua Portuguesa e da Produção Textual. “Nossa intenção é fazer com que o professor dialogue mais com o aluno”, afirma Fátima Rebouças, assessora pedagógica do FTD Sistema de Ensino Nordeste, realizadora do evento.
Segundo Fátima, o sistema alia ferramentas do cotidiano e o livro em sala de aula. Editoriais, charges, artigos e crônicas veiculadas no O POVO também foram usadas no evento. “Isso vai facilitar que o aluno desperte o interesse pelo assunto da aula”. A estimativa é de que 12 mil alunos trabalhem com o material atualmente no Estado. Este é o quarto ano de implantação do sistema nas escolas.

“O jornalismo traduz o mundo em que o aluno vive”, explica Carla Freitas, professora de Língua Portuguesa e consultora de Ensino da Editora FTD. De acordo com ela, os livros didáticos já se aproximam do diálogo real do aluno, mas interagir com elementos do dia a dia também é importante. “Quanto mais a realidade for resgatada em livros, melhor. Fica mais fácil compreender o processo normativo com uma linguagem mais próxima”. Este foi o primeiro encontro do ano sobre o Sistema de Ensino, segundo Carla, e outros ainda serão realizados para abordar outras disciplinas.
Assim a gente alimenta a criticidade do aluno”, comenta a professora de Língua Espanhola, Hadassa Praciano. Criatividade, interação e visão de mundo ampliada são algumas das estratégias para tornar a educação ainda mais atrativa para alunos e também mais viável para professores. “O aluno tem mais vontade de fazer parte. Ele é um agente ativo”. (Mariana Freire / ESPECIAL PARA O POVO)

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