Paralelo entre o Ontem e o Hoje: Objetos Antigos e Modernos e a Revolução Tecnológica
TEMA: TÚNEL DO TEMPO “Você não viu, mas existiu”.
POR MARILENA BRAGA E NIEDJA VASCONCELOS (CIDADANIA)
JUSTIFICATIVA
A maioria das coisas que temos acesso hoje, criadas pelo homem desde os objetos as mais variadas tecnologias, só passaram a existir a bem pouco tempo, muito embora os recursos existentes nas décadas passadas repercutissem um impacto social devido a mudanças que estes causavam no comportamento e pensamento do cidadão de épocas passadas. Com esse pensamento é que foi criado esse projeto, Paralelo entre o Ontem e o Hoje: Objetos Antigos e Modernos e a Revolução Tecnológica , com a proposta de desencadear um trabalho junto aos alunos do 9º. Ano da E. E. F Honório Bezerra na disciplina de História, buscando refletir sobre as influências destes objetos na vida e sociedade em diferentes épocas. Também é de significância se conceituar o termo e procurar entender a necessidade que o homem tem de criar novos objetos, justificando a modernização da sociedade contemporânea, revolucionando a cada dia as tecnologias. Para tanto se faz necessário um estudo sucinto a História do ontem, com pesquisa a diferentes autores e sites que forneçam seu entendimento como também entrevista aos pais e familiares que deem um diagnóstico de como eram os objetos e tecnologias de sua infância e adolescência para que se possa fazer um paralelo das mudanças ocorridas e dos avanços que nos são oportunizados, com isso construírem um conhecimento mais sólido e capaz de moldar um ser pensante e participativo do meio social.
Objetivos
· Geral:
- Possibilitar a reflexão e formação do conhecimento sobre o tema trabalhado TÚNEL DO TEMPO “Você não viu, mas existiu”, através de pesquisa, diálogo e reflexão, aproximando os alunos das histórias que os mesmos têm guardados em suas casas, nos objetos.
· Específicos:
- Propiciar reflexão sobre as mudanças sociais que podem ser diagnosticadas através de objetos próprio de cada época;
- Entender que o ser pensante cria a cada dia, para atender suas necessidades, novos mecanismos que revolucionem a sociedade em que vive;
- Criar um momento de troca de valores, objetivando o respeito pelo tempo vivido, através de entrevista a familiares mais velhos e com mais experiência de vida;
METODOLOGIA
· Discussão em sala de aula a respeito do tema abordado;
· Pesquisa sob a forma de entrevista a familiares de como eram e como utilizavam os objetos e os recursos tecnológicos de sua época;
· Pesquisa na Internet ao termo Cultura material, origem, significado e aplicação;
· Montagem de painel mostrando a evolução de diferentes objetos;
· Apresentação das entrevistas e debate sobre as mesmas.
AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado de modo contínuo, durante toda a evolução do projeto, observando desde o interesse ou mesmo com a exposição de opiniões, realização de tarefas e conclusão obtida com o estudo. Como também ao final observar onde o aluno deixou de compreender ou os pontos a que mais se identificaram ao estudo para dar prosseguimento a uma nova tarefa englobando novos estudos e assuntos que façam relação ao tema tratado neste projeto, dando assim segmento a construção de conhecimento e formação de saberes.
PROBLEMATIZAÇÃO
* Que objetos a população tem guardado em suas casas que foram usados, ou substituídos no período de 1950 a 2012 ?
Que relação existe entre cultura e tecnologias?
* O que levaria a uma pessoa guardar objetos que não tem mais utilidade? Ou que já teria sido substituído?
OBS: Com essas indagações organizou-se o Projeto “Paralelo entre o Ontem e o Hoje: Objetos Antigos e Modernos e a Revolução Tecnológica” em 2012, agregando a essa proposta conteúdos da disciplina de História no 9º Ano no Ensino Fundamental. O objeto de estudo foram os objetos históricos que a população guarda. A organização das pesquisas, entrevistas, busca de objetos antigos, relatórios e exposição, propiciaram ao aluno reconstruir a História a partir da relação de objeto/sujeito. O tema escolhido foi : Túnel do Tempo “Você não viu, más existiu”.
O trabalho realizou-se a partir de objetos guardados pela Comunidade Escolar, envolvendo os pais de alunos e moradores do bairro Ellery, nos anos 1950 a 2012.
O estudo histórico em questão partiu da História local. Essa escolha objetivou aproximar os alunos das histórias que os mesmos têm guardados em suas casas, nos objetos.
Nos Diálogos e entrevistas, o aluno perceberá a memória dos sujeitos que os preservam, as indicações de como os mesmos participaram da construção histórica.
ENIGMA A SER DESCOBERTO PELOS ALUNOS
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O trabalho com Paralelo entre o Ontem e o Hoje, implica em lidar com razão e emoção, dois aspectos humanos que não se separam da História. Quando se trabalha com a cultura material de fato se resgata as fontes históricas primárias. A História local estabelece ligações e valoriza a comunidade escolar, como um todo, pois, dela é retirado recursos pedagógicos com os quais se trabalha.
Identificando a cultura material, valorizando objetos históricos da população que se aproxima da Escola enquanto instituição que promove saber e cultura. Essas novas leituras históricas fugiu da história tradicional contada nos livros didáticos, conforme o proposto no projeto.
PEÇAS EXIBIDAS DURANTE A EXOSIÇÃO
PARALELO ENTRE O ONTEM E O HOJE - PROJETO DE CIDADANIA LEVA CONHECIMENTO AOS ALUNOS DA EEF HONÓRIO BEZERRA
| author: Honório BezerraPosts Relacionados:
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários :
Postar um comentário