Está cada vez mais difícil ingressar no mercado de trabalho. As exigências são muitas: mão de obra especializada; fluência em dois ou mais idiomas; conduta moral e ética impecáveis. Tudo isso gera ansiedade e, principalmente, competitividade na hora de conseguir o emprego dos sonhos. Então, quais as dicas para sair-se bem numa seleção? O professor Arnaldo César* conhece bem as respostas. Há dois meses, dedica-se ao assunto ministrando palestras e treinamentos com estudantes – a maioria – de escolas públicas . Nessa semana (11/11/09), Arnaldo visitou a Escola Honório Bezerra. Os alunos do 9 ano e EJA (Ensino de Jovens e Adultos) puderam aprender um pouco mais sobre a temática: Como Sobreviver a uma entrevista de emprego? e Como Sobreviver ao Estágio?
(Escola Honório Bezerra): Qual é o objetivo das palestras?
(Prof. Arnaldo César): O objetivo da nossa palestra é o de tentar apresentar e debater informações de ponta sobre o mercado de trabalho, sobretudo a partir da discussão sobre o tema "Como sobreviver a uma entrevista de emprego?" combinada com o tema "Como sobreviver ao Estagio?"
(Escola Honório Bezerra): Há quanto tempo vem realizando o projeto nas escolas públicas?
(Prof. Arnaldo César): As apresentações fazem parte de um grande projeto intitulado "APEOC NAS ESCOLAS" coordenado por mim e idealizado pela Profa. Penha Alencar, presidenta do Sindicato APEOC. Este projeto se iniciou há pouco tempo, ele não tem mais de dois meses. Possui um conjunto de cinco eixos temáticos com mais de doze temáticas (co)relacionadas: desde questões relacionadas ao mundo do trabalho até cineclubes que promovem o debate em torno de questões relacionadas à educação brasileira, regional ou mesmo internacional.
(Escola Honório Bezerra): Como funciona o projeto?
(Prof. Arnaldo César): O professor se desloca para a instituição de ensino. A escola, por exemplo, não arca com absolutamente nada. As nossas palestras é uma síntese muito bem elaborada de pelo menos 12 livros e 20 sites relacionados ao tema. Nenhum aluno é constrangido a permanecer na sala de aula nem mesmo a pagar qualquer quantia.
(Escola Honório Bezerra): Quais conselhos você daria aos estudantes que querem ingressar no mercado de trabalho?
(Prof. Arnaldo César): Eles dever anotar e debater o que esta sendo passado. Tudo está sendo levado até eles de graça. Não precisam sair do seu bairro, da sua escola, viajar horas a fio em ônibus duvidosos para ter acesso a informação. Mas, infelizmente, existe uma acomodação mórbida em alguns estudantes. Precisam ter interesse em aprender.
(Escola Honório Bezerra):A educação é a única saída para quem quer conseguir um emprego?
(Prof. Arnaldo César): Essa questão é complexa. Mas de forma simples: se você não tem família rica e se você não fez parte de projetos "alternativo" desde muito cedo; sim, a educação (profissional, socio ambiental, escolar etc) ainda é um bom caminho.
(Escola Honório Bezerra): Como você avalia o mercado de trabalho de hoje e do futuro?
(Prof. Arnaldo César): Cada vez mais especializado e cada vez mais concorrido.
(Escola Honório Bezerra): Quem são os jovens que vão conseguir as melhores vagas?
(Prof. Arnaldo César): os estudantes que prestam mais atenção ao conteúdo em sala de aula e que se dedicam mais aos estudos.
*Arnaldo César Almeida de Oliveira é Mestre em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará com especialização em Marketing e Recursos Humanos e formação em Turismo Especial pela Escola Técnica Federal do Ceará (atual CEFET/IFE). Há mais de 15 anos, trabalha em projetos de educação, leitura e produção textual, além de ministrar palestras e treinamentos sobre redação. Participação do corpo docente responsável pelas correções das redações da UFC, UECE e Enem.
Jovens Antenados com o Futuro Profissional
| author: Honório BezerraPosts Relacionados:
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
1 Comentário:
É importante o interesse dos alunos por palestram que falam da vida profissional. Daqui a pouco eles vão estar inseridos no mercado de trabalho. Boa sorte aos alunos da Escola Honório Bezerra.
Postar um comentário