FILME BESOURO NO CINE HB – PROJETO AFRICANIDADE

|


O besouro é um inseto que, por suas características, não deveria voar, mas voa. E Besouro também é o nome do maior capoeirista de todos os tempos. Um menino que, ao se identificar com o inseto que desafia as leis da Física, desafia ele mesmo as leis cruéis do preconceito e da opressão. Um mito, um super-herói.

Inspirado em fatos reais, Besouro é um filme de aventura, paixão, misticismo e coragem sobre este personagem real que se tornou lenda. Ele é para a capoeira, o que filmes chineses contemporâneos como Herói e O Tigre e o Dragão são para as artes marciais orientais: um espetáculo de aventura, onde a paixão, o misticismo e a emoção têm papel central.

O Laboratório Escolar de Informática em parceria com o Multimeios levam aos alunos o filme Bezouro, épico em que fantasia e registro histórico se misturam no cenário deslumbrante do Recôncavo Baiano dos anos 20. Após a exibição do vídeo, as professoras Ivana Cláudia e Maria Luíza entregaram aos estudantes um questionário com perguntas sobre o longa metragem. As atividades que englobam compreensão e senso crítico do alunato serão avaliadas pelas educadoras que atribuirão pontos de participação nas provas parciais.

Sinopse - Besouro é um filme brasileiro que conta a vida de Besouro Mangangá, um capoeirista brasileiro da década de 20 a quem eram atribuídos feitos heróicos e lendários. Os escravos foram abolidos. Mas o preconceito fez com que eles fossem tratados como escravos para ganhar um pouco de dinheiro para sobreviver. A palavra capoeirista assombrava homens e mulheres, mas o velho escravo Tio Alípio nutria grande admiração pelo filho de João Grosso e Maria Haifa. Era o menino Manoel Henrique que, desde cedo aprendeu, com o Mestre Alípio, os segredos da Capoeira na Rua do Trapiche de Baixo, em Santo Amaro da Purificação, sendo batizado com Besouro Mangangá por causa da sua flexibilidade e facilidade de desaparecer quando a hora era para tal. Mestre Alípio foi jurado de morte por ensinar capoeira. Mas Besouro tinha a responsabilidade de protegê-lo.
Um dia, quando Besouro estava em uma roda de capoeira, um policial matou o mestre Alípio. Em uma feira onde escravos trabalhavam, Besouro começou a ver uma entidade que o manda ajoelhar. Na tentava de lutar capoeira com a entidade, besouro destrói toda a feira. O feitor e seus homens perseguem Besouro que pula na água. Uma senhora o encontra e lhe dá um colar que lhe deixará de corpo fechado. Ou seja a única coisa que pode matá-lo á a faca de ticum. Besouro começa a incendiar as plantações do coronel.

Quero Quero, amigo de infância de Besouro começa a se voltar contra ele já que ele estava destruindo tudo que os escravos estavam fazendo. A namorada de Quero Quero, Dinorá então termina o namoro com ele. Dinorá então se encontra com Besouro e faz amor com ele. Quero Quero, revoltado, luta com Besouro na mata. Besouro vence. Quero Quero então mata o feitor e o coloca na frente da casa grande incriminando o Besouro.
Os homens do coronel caçam Besouro. Besouro elimina todos. Mas o coronel o mata com a faca de ticum. O coronel tenta estuprar Dinorá que o massacra com capoeira. O filho de Besouro com Dinorá também recebe o nome de Besouro. O filme acaba com Besouro Jr. sorrindo com cara de mal para o coronel que passa de cavalo.

0 comentários :

 

©2009 EEF HONÓRIO BEZERRA | Template Blue by TNB