RADIONOVELA DA HB

|



Apresentação

Radionovela é uma narrativa folhetinesca sonora, nascida da dramatização do gênero literário novela, produzida e divulgada em rádio. Na era de ouro do rádio, as radionovelas foram fundamentais para que a história do rádio brasileiro se configurasse. Elas estimularam a imaginação dos ouvintes e projetaram uma série de radio-atores que, posteriormente, migraram para a televisão.
Boas histórias, bons atores e efeitos sonoros realistas são o segredo do gênero para captar a atenção dos ouvintes. Diz-se que os grandes mestres da magia são os sonoplastas, que para estimular a imaginação das pessoas, reproduzem todo tipo de sons e ruídos: o som da chuva, do telefone, da passagem de tempo, dos passos dos personagens.
O projeto Rádio Novela da HB pretende fazer com que os alunos da Escola Honório Bezerra desenvolvam habilidades comunicacionais e artísticas (interpretação e leitura de textos) e que aprendam a confeccionar os objetos de sonoplastia. A Rádio Novela da HB será formada por uma equipe de 8 alunos que exercerão as funções de sonoplastas, atores, locutores e técnicos. A apresentação será dividida em capítulos de 8 minutos cada no horário do recreio.
Com auxílio das novas tecnologias, este projeto tem o objetivo de criar possibilidades de comunicação com a comunidade escolar, possibilitando aos alunos ampliarem sua visão de mundo, posicionando-se sobre diferentes assuntos e críticas recebidas.
Através deste projeto os alunos desenvolverão habilidades de pesquisa e investigação, sendo estimulados a realizarem ações na comunidade onde vivem.

Objetivos
- Implantar na escola uma nova abordagem no processo ensino-aprendizagem, tendo o aluno como protagonista maior das ações pedagógicas;
- Estimular a comunicação verbal e não verbal do aluno por meio de um programa de rádio e que através de suas ações possa perceber sua capacidade de criação elevando assim sua auto-estima e possibilitando sua descoberta vocacional e/ou profissional;
- Possibilitar de forma prazerosa a implantação de um canal de comunicação de toda a comunidade escolar, fazendo com que as ações pedagógicas em sala de aula, ou na escola sejam propagadas pela rádio e compartilhadas com a comunidade escolar;
-Aprimorar os conhecimentos dos alunos quanto às características da linguagem de rádio, em especial, da rádio novela;
- Desenvolver nos alunos habilidades de pesquisa e investigação;
- Estimular os alunos a realizarem ações, na comunidade em que vivem, sobre a temática do projeto.
- Utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação para construir e disponibilizar produções dos alunos através de diferentes mídias;
- Proporcionar ambiente para interação entre educandos e professores;

Operacionalização
A rádio da HB funciona todos os dias, de segunda à sexta, durante 15 minutos, no período do intervalo (recreio). Os programas tem músicas, notícias e entrevistas. A grade de programação é constituída pelos alunos do 9 Ano - locutor Mailson Mendes e ajudante Matheus Felizardo.
As noticias vinculadas são educacionais, do cotidiano do município, da escola ou da sala de aula tendo como fonte jornais, revistas e o próprio blog da escola (www.honoriobezerra.blogspot.com).
A rádio realiza entrevistas com representantes da comunidade escolar (professores, alunos, etc..) ou com integrantes de entidades representativas (associação de moradores do bairro, grupos artísticos, etc) desde que a finalidade da entrevista seja informar ações de interesse da comunidade escolar.
Para dar início a programação do projeto Rádio Novela da HB, o professor do Laboratório Escolar de Informática e responsável pelo projeto Eduardo Girão escolheu a rádio novela “Escravo, nem pensar!”, por se tratar do tema escravidão – um assunto semelhante (Africa) está sendo trabalhado também pela escola no mês de novembro. A idéia é fazer com que os estudantes tenham um primeiro contato com uma rádio novela profissional exibida em rede nacional, antes de começarem a desenvolver suas próprias produções. A rádio novela “Escravo, nem pensar!” faz parte do projeto “Vozes da Liberdade” e tem o objetivo de informar sobre os perigos da escravidão.
Em cinco capítulos de oito minutos, a comunidade escolar da Escola Honório Bezerra conhecerá a história de Julião, maranhense empurrado para o trabalho escravo em uma fazenda no Pará, devido à falta de oportunidades. Sua saga é semelhante à de outros 26 mil trabalhadores já libertados pelos grupos móveis de fiscalização do governo federal. A história também alerta para a defesa de outros direitos básicos, como a obtenção do registro de nascimento e o acesso à terra.
Depois dessa experiência, os alunos produzirão uma rádio novela chamada Quem Viu meu Bilhete Premiado? A rádio novela vai ser interpretada pelos estudantes do 8 e 9 Ano que farão também a sonoplastia, sob a orientação dos professores Eduardo Girão (LEI) e Ivana Cláudia (Educação Artística). Essa será responsável pela sonoplastia e interpretação dos jovens atores.

Ficha Técnica da Rádio Novela Vozes da Liberdade
Duração: 41 minutos
Direção e Edição: Caio Cavechini
Roteiro: Artemisa Azevedo
Narração: Marli Alves e João Rodrigues
Trilha Sonora Original: Xavier Bartaburu
Realização: Radiobrás, Repórter Brasil, Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia (MA).

Ações já desenvolvidas
- Apresentação e sensibilização da direção da escola, da equipe pedagógica e da professora para aceitação no projeto;
- Trabalho de sensibilização e estímulo junto aos alunos, visando ao engajamento destes e da professora para aceitação do projeto;
- Contatos buscando colaboradores para o projeto;
- Pesquisas em material on-line e impresso sobre ferramentas a serem usadas no projeto, rádio, rádio novela e desenvolvimento sustentável;
- Orientação aos alunos e suporte técnico pedagógico nas postagens realizadas no blog do projeto;
- Orientação aos alunos e suporte técnico pedagógico na realização de audioconferência;
- Viabilização de equipamentos técnicos (os que a escola não dispõem) para a realização das atividades;


CONCLUSÃO
A Rádio da HB desenvolve ações que utilizam a linguagem radiofônica para o aprimoramento pedagógico dos alunos, o desenvolvimento de protagonismos cidadãos e o treinamento de grupos profissionais. Entendemos que o salto tecnológico que tem causado profundas modificações culturais pode efetivamente trazer melhorias sociais, sobretudo quando se ampliarem as oportunidades de apreensão do saber através das variadas mídias existentes.
Na área educacional, essas novas tecnologias potencializam as mais antigas, integrando-se a elas e proporcionando uma democratização da produção e recepção do conhecimento e das informações (informações aqui entendidas como patrimônio público, de acesso aberto a todo o povo brasileiro).
A interatividade cada vez maior dos meios de comunicação exige o desenvolvimento de habilidades específicas nos que dela fazem uso. Caso contrário, aparecerá uma nova forma de exclusão social: o analfabetismo dos meios de comunicação.

MOSTRA DO ROTEIRO DA RADIO NOVELA “QUEM VIU MEU BILHETE?”
GRUPO 1

O episódio começa com um de grito de uma mulher. (ou seja... isso é para ser cena final do trabalho, onde toda história vai se desenrolar e vai explicar o porquê do grito)

Após isso um barulho de despertador faz Matheus se acordar pela manhã (poderia botar alguns barulhos de passarinhos e etc... além do despertador de fundo) e não pára de tocar, até que adolescente levanta e com uma pancada, o desliga.

Matheus

Poxa cara, que chato, logo no domingo que eu quero dormir mais me esqueço de desligar esse despertador...

Ele anda um pouco pela casa (pisadas)

Matheus
Bom, vamos ver o que tem pra comer... tô louco de fome..

(Barulho do abrir da geladeira)

Matheus

Opa! acho que sobrou um pouco de pizza!

(Barulhos de larvas e outros sons nojentos)

Matheus
MEU DEUS!! O que é isso? a pizza tá viva! Que nojento. Cheio de bichos. Eca!
Putz! vou ter que almoçar salgadinho...

(Alguns barulhos dele pegando um salgadinho, comendo, sentando frente à TV e ligando-a)

Apresentador

E é isso ai pessoal! hoje vamos ao sorteiro da louca sena especial! 200 milhões acumulados!!!! E vamos...

Matheus

Até tinha me esquecido! Eu joguei meus números da sorte nisso ai... Como se eu fosse ganhar alguma coisa como os meus "velhos" 12,17,26,
45,58,60

Apresentador
(o apresentador fala junto com o garoto)
Os números são 12,17,26,45,58 e 60!!!

Matheus

O QUE!?!?!?! Não acredito. Hahahahahah

Apresentador

E temos um ganhador!! É da cidade de Santa Clara!!! (favor achar outro nome)

Matheus

CADÊ ESSE BILHETE???

Enquanto isso, em meio à barulhos de coisas sendo reviradas, um amigo entra no apartamento de Matheus sem bater na porta.

Gabriel

Fala velho!! O que tá fazendo por ai?

Matheus

Tu acredita que eu ganhei na louca sena e não tô achando o bilhete?!
Não sei se deixei aqui, ou no trabalho? Ou sei lá por onde eu perdi? Mas dentro dessa cidade ele tá...

Gabriel

Hummmmmmm... hehehehehe... Só passei pra dizer um oi mesmo... tô dando uma
saída. Então tão tá... a gente se fala! Falou!

(Barulho de porta sendo fechada.)


Gabriel sai calmamente do apartamento, mas ao fechar a porta e sair para a rua, ele corre desesperadamente e liga para um outro amigo.

Gabriel
TU NÃO SABE!!! O MATHEUS PERDEU UM BILHETE DA LOUCASENA PREMIADO!!!! SE TU ACHAR A GENTE RACHA!!

Carlos

O QUÊ? UM BILHETE PREMIADO???? MEU DEUS!

(No que Gabriel desliga o telefone, Carlos liga para Marcela)

Carlos
MARCELA TU NÃO SABE! O Matheus PERDEU UM BILHETE PREMIADO DA LOUCA SENA!! SE VOCÊ O ENCONTRAR ME AVISA!!!! ETC.

0 comentários :

 

©2009 EEF HONÓRIO BEZERRA | Template Blue by TNB