JORNAL O POVO NA HB

|


Estudantes fazem pufes com material reciclável

Alunos de uma escola pública do Bairro Ellery confeccionam 12 pufes a partir de 300 garrafas PET. Além de diminuir a quantidade de lixo no bairro, a atividade vai viabilizar a festa de fim de ano da turma
No Ceará, quem joga alguma coisa no lixo diz que vai “rebolar no mato”. Talvez por conta da expressão, há quem não se espante com tanta sujeira jogada nas ruas. Alunos do 9° ano de uma escola pública Honório Bezerra, no Bairro Ellery, dão o exemplo e destinam corretamente parte desse material. Neste mês, eles começaram na escola a confecção de 12 pufes com 300 garrafas PET.
Atentos à explicação de como se faz os pufes, eles partem para a prática, quando cortam e unem as garrafas, dando forma aos móveis. A atividade de reciclagem é organizada por estudantes de graduação do Instituto Federal do Ceará (IFCE), antigo Cefet, que cumprem a disciplina “Projetos Sociais”. A confecção dos pufes envolve cerca de 50 alunos da escola. A expectativa é vender os produtos entre R$5 e R$10 para viabilizar a festa de fim de ano da turma.
Projeto
O professor de informática da escola, Eduardo Girão, explica que a confecção dos pufes integra o projeto de “Webquest” da turma, em que os alunos são convidados a pesquisar e desenvolver um produto a partir de um tema proposto. “Nossa ideia é que toda a escola tenha preocupação ambiental, e essa é uma forma de desenvolver isso. Eles trazem garrafas para cá”.
A aluna Mayara de Fátima, de 15 anos, conta que a atividade ajuda a evitar desperdício de garrafas, transformando-as em algo útil. “O pessoal (do bairro) não tem educação. Eles jogam sacos plásticos e garrafas nas ruas. Seria bom que outros projetos como esse fossem feitos ou que outros materiais fossem usados para fazer coisas úteis”, opina.
O estudante de Hotelaria do IFCE, Bruno Santana, diz a atividade com garrafas PET sensibiliza os alunos a utilizar outros produtos. “A criatividade é individual. A ideia é espalhar a iniciativa”.
PET é a sigla para o politereftalato de etila, o mais resistente plástico para fabricação de garrafas e embalagens para diversos produtos industrializados. A primeira amostra desse material foi desenvolvida pelos ingleses Whinfield e Dickson, em 1941. Estima-se em mais de cem anos o tempo de degradação do PET no meio ambiente. Em 2008, o Brasil consumiu cerca de 462.000 toneladas do produto.

E-Mais


FAÇA O SEU PUFE COM GARRAFAS PET

Material: estilete, tesoura, fita gomada, papelão e material alcochoado

1. Separe 32 garrafas PET limpas, da mesma cor e com tampa.
2. Corte a parte superior da garrafa. Coloque essa parte na base da garrafa cortada
3. Encaixe uma garrafa inteira na base formada.
4. Junte, com fita gomada, essa estrutura duas a duas, quatro a quatro, e assim sucessivamente, até formar um cubo com 16 bases.
5. Coloque uma base de papelão para nivelar e uma base de borracha ou
esponja para deixar o produto acolchoado.
6. Cubra com tecido com elástico ou decore à vontade
O PET chegou ao Brasil em 1988, mas somente a partir de 1993 passou
a ter forte expressão no mercado de embalagens, notadamente para os refrigerantes.

FONTE: Associação Brasileira da Indústria do PET (ABIPET) e site reciclevoce.com.br

Thiago Mendes
thiagomendes@opovo.com.br

0 comentários :

 

©2009 EEF HONÓRIO BEZERRA | Template Blue by TNB