DIA DO ÍNDIO

|


Por Carla Freitas
Os índios representam uma parcela importante e expressiva da população brasileira. Resguardemo-los como um dos tesouros étnicos da nossa terra.
Os grupos indígenas caracterizam-se por usos, costumes, crenças, organização e culturas próprios. Diferentes entre si e também do restante da população brasileira,
ressalto a pluralidade de línguas faladas pelos índios do Brasil. Essas línguas são ricas e variadas.
Hoje as línguas indígenas classificam-se em dois troncos: o Tupi, com sete famílias linguísticas e que envolve o Tupi-Guarani, e o Macro-Jê, composta de cinco famílias entre elas o Jê.
Existem, ainda, outros grupos não incluídos nestes troncos: o Aruák, o Karíb e o Arawá, as três maiores. Além dessas o Guaikurú, Nambikwára, Txapakúpa, Páno, Múra, Katukina, Tukáno, Makú e Yanomami, nove famílias menores, e cerca de dez línguas isoladas, com características únicas, que não se enquadram nas classificações de troncos e famílias existentes.
É importante lembrar que poucas línguas indígenas no Brasil foram estudadas em profundidade. O conhecimento sobre elas está, portanto, permanentemente em revisão.
Fica o convite linguístico para conhecer! Preservar! Valorizar os tesouros étnicos e linguísticos da nossa terra. Brasil.
19 de abril. Dia do índio.

1 Comentário:

Blog Super Destaque TV disse...

Oie, boa noite! Teria sido interessante e uma honra para mim ter ido falar do meu projeto virtual O índio e a Donzela, minissérie que irá estrear em um blog jovem, no dia do indio. A minissérie O INDIO E A DONZELA, Fala sobre os indios, mas espero um dia poder conseguir um espaço para mostrar os meus trabalhos para a turma da escola. Grande abraço para todos que fazem a escola Honorio Bezerra! Estão de parabéns!!!

 

©2009 EEF HONÓRIO BEZERRA | Template Blue by TNB