PROFESSORES DA ESCOLA HONÓRIO BEZERRA DISCUTEM TECNOLOGIA EM CURSO OFERECIDO PELO MEC

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Os professores da Escola Honório Bezerra, depois de assistirem à entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre “Educação e Tecnologia “, discutiram sobre uma de suas idéias, mais especificamente a respeito do seguinte trecho:
“[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.” ( Dowbor, L.,2001)
Leia agora alguns comentários:
Marco Roberto: É importante o avanço da tecnologia dentro da sala de aula, principalmente a internet e agora com a invasão dos tabletes vai melhorar muito a dinâmica do aprendizado pela quantidade de informações que alunos terão em tempo real e também irá ajudar os professores lecionarem com mais qualidade e a escola deve ter esse papel de organizar e melhorar os caminhos para o aprendizado do aluno.
Lúcia de Fátima: Nos dias atuais a escola deve ser mediadora de conhecimentos articular meios para que não se torne repetitiva no ato da transmissão desse conhecimento, deve ser menos lecionadora, organizadora ou seja deixar de encher a cabeça do educando de conteúdo e partir para uma atividade mais ampla em conhecimentos, então não é só mudar o currículo escolar, precisa-se repensar, a escola e a educação, para que o jovem esteja preparado no final do seu curso para o mercado de trabalho. E o jovem só vai ter essa oportunidade se ele tiver um acesso a tecnologia e a oportunidade com certeza parte da escola.
Maria do Socorro Mendes: Segundo o professor Ladislau Dawbor,nós professores devemos ampliar a visão de educação e não nos prendermos somente a currículos. É importante observar de onde vem as fontes de informação dos alunos,essa não advém só da escola,mas de muitos meios. A televisão por exemplo é uma tecnologia de muita influencia e 92% dos brasileiros tem TV em casa. A escola não pode se excluir dessa realidade. O mesmo ocorre com relação a internet,muito utilizam os nossos alunos dessa tecnologia,a qual exerce um enorme fascínio na vida deles. Aproveitando dese interesse pela informática,se pode conseguir um enorme aprendizado do aluno. A escola deve ser repensada num sentido mais amplo. O que o aluno fará com esse conhecimento aqui adquirido. Por isso ele ressalta que deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento
Maria Tereza: O professor Dowbor sugere que o professor deve abrir as portas para as inovações tecnológicas como facilitadoras da sua prática pedagógica . Vê o professor como um facilitar que intervém quando necessário no sentido de organizar as idéias dos alunos, amarram as idéias através de um laço e não um nó, de forma que a escola possa ampliar, agregar, articular essas idéias, dando ao aluno a responsabilidade de compor sua história com mais autonomia.
Carla Freitas: O Professor Ladislau propõe uma reflexão para a nova escola.
Na realidade, o educador brasileiro é convidado a repensar a escola que queremos tendo em vista a interatividade e a velocidade de informações a que os nossos educandos são expostos. Cabe neste contexto ressaltar a teoria de Dowbor, corrijamos as nossas falhas com relação ao ensino e aprendizagem, direcionando para uma concepção de educar de forma ampla. Na realidade, o objetivo maior da Escola é organizar conhecimento através da interdisciplinaridade, o que pressupõe uma reflexão maior no planejemento do educador, na verdade, o professor é pesquisador, crítico e reflexivo. Desta forma, estaria tendo uma função mais eficiente como articulador do conhecimento.
Diana Vieira: Eis algumas idéias que eu achei interessante: as mudanças no papel da escola, ou seja, uma escola mais articuladora que seja mais interativa com o aluno, não se detenha apenas em repassar conteúdos. Essa é a questão-chave. É importante ensinar ao aluno organizar seus conhecimentos. Outra questão importante: A inserção de pessoas da terceira idade e as de baixa renda no uso dessas tecnologias aplicadas na educação.

Isaíla Barros: Estamos formando pessoas que daqui a 15 anos estarão na Universidade e se preparando para a formação profissional. A tecnologia que temos hoje e o que vemos na televisão as vezes se torna besteira por não saber se usar, temos que saber usar a tecnologia a nosso favor na escola e na vida. Na escola temos que ter acesso de como pesquisar como usar a tecnologia e se organizar, nós temos que expandir os nossos conhecimentos e não ficar só nos livros, discutir os problemas éticos e sociais na nossa sociedade, é isso que temos que passar para os nossos alunos nas escolas.
Luiz Aquino: As novas tecnologias têm influenciado todos os segmentos da sociedade seja no campo ou na cidade. Os índices de desempenho agrícola aumentaram em quantidade e qualidade; O melhoramento genético do rebanho elevou o índice de produtividade. Nas empresas o uso das novas tecnologias tem exigido a requalificação de pessoal. A educação dentro desse contexto tem se fortalecido ao repensar sobre o uso das novas tecnologias e informações como subsídios para acessar a esse espaço do conhecimento metodológico a ser adotado nesse novo contexto social.
Telma de Lima: Diante do mundo globalizado em que vivemos, e com o avanço  das tecnologias e mídias, a Educação em todo o seu contexto clama por um repensar na sua prática, a exigência de cumprir a grade curricular é algo que no momento deixa de ser primordial. Para atender a necessidade do aprendente a Escola deve ser mais organizadora, articuladora e facilitadora na inserção do conhecimento, interagindo nos diversos espaços, no que se refere a formação do aprendente em sua totalidade.


Marilena do Nascimento:
Dois pontos na fala do professor Ladislau Dowbor sobre “Educação e Tecnologia” me chamaram a atenção. O primeiro foi a preocupação do professor com os meios de comunicação que não são utilizados de maneira inteligente. Como exemplo ele citou a televisão. Hoje uma minoria não tem televisão em casa. O computador é um outro recurso que já está chegando nas casas de pessoas de baixa renda. A necessidade de conhecimento está se multiplicando, as informações são múltiplas e nós precisamos apressarmos para não perdermos o trem da história. A necessidade de lidar com novas tecnologias nos assusta, principalmente quando entramos numa agência bancária, onde temos que lidar com máquinas e que não temos o conhecimento necessário para utilizá-la. Outro ponto interessante é quando ele propõe uma nova metodologia na escola, propondo um currículo com experiência. Nesse ponto é que encontramos a grande lacuna entre lecionar e organizar os conhecimentos. Teoria e prática devem sempre estar juntos.


Niedja Vasconcelos:
Concordo com o professor que a escola deve ser mais organizadora e articuladora dos conhecimentos, mas como esses conhecimentos em todas as áreas se multiplicam rapidamente, acho que primeiro tem que ser modificada a maneira como está estruturada a forma de se fazer educação numa escola, para que os profissionais em educação (os professores) tenham mais acesso a esses avanços e condições de selecionar essas informações necessárias e poder conduzir seus alunos na busca dessas informações.

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