TEXTO DA PESQUISADORA DR. ELISABETTE PRADO É DEBATIDO POR PROFESSORES DA ESCOLA HONÓRIO BEZERRA

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Ao lerem o artigo de Elisabette Prado “ Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações”, os professores da Escola Honório Bezerra postaram no blog da escola seus pontos de vista. Eles falaram sobre a importância do desenvolvimento de projetos na escola .

Vale a pena conferir:

Marco Roberto: É muito importante a pedagogia de projetos incentivando nossos alunos a fazerem novas descobertos e estimulando-os para construção de práticas pedagógicas interessantes , como exemplo temos a fabricação objetos importantes para o meio ambiente, foi o que foi realizado na nossa escola pela turma do nono ano, que fizeram pufs utilizando garrafas pets, que antes dessa prática os alunos assistiram vídeos, depois de terminarem a construção dos objetos, foram utilizados a internet para fazer a divulgação, através do blog da escola e também deram entrevista a um canal de TV da nossa cidade, estimulando outros jovens para a importância de reciclar o lixo. E o professor tem um papel fundamental para a realização desses projetos.

Marilena do Nascimento:
Lendo o texto Pedagogia de projetos percebi o papel do professor ao trabalhar com projetos, muito diferente da sua experiência acadêmica. O texto nos mostra as maravilhas que podemos fazer para atingir a construção da aprendizagem dos alunos através das tecnologias. O projeto se encaixa a realidade de cada comunidade não havendo um modelo pronto e acabado, mas direcionado pelo professor que fornece autonomia ao aluno para a sua pesquisa. O professor se sente angustiado ao ter que mudar a prática pedagógica (transmissão de informações) que ele vinha exercendo para repensar o seu novo desafio (mediador). Três aspectos foram mencionados para trabalhar com projetos: desenvolvimento dos alunos; dinâmicas sociais e sua mediação pedagógica. Ficou claro que para se trabalhar com projetos é preciso ter coragem para realizar suas ações e agir para superar suas limitações do seu cotidiano, ter conhecimento não só específico, mas o conhecimento interdisciplinar e o conhecimento de mídias.

Tereza Pontes: Fundamentalmente a pedagogia dos projetos surgiu com o propósito de atender as necessidades específicas de atender de cada comunidade escolar contemplada com o projeto político pedagógico. Para se atingir o fim a que se destina, o projeto deve ser construídos juntamente com os alunos para que eles participem desde a idealização, a troca com o outro, o interesse pela pesquisa, a compreensão e finalmente a constatação se o projeto é viável ou necessita ser reconduzidos através de novas ideias que possam gerar mudanças significativas no modo de funcionamento da escola. 
Socorro Mendes: A importância da utilização de projetos se faz para a reconstrução da realidade na qual se depara hoje o professor. Ele,que foi preparado academicamente para uma prática pedagógica, num momento que as tecnologias ainda não haviam surgido de forma tão importante nas nossas vidas. Se faz necessário profundas reflexões, planejamentos, indagações de que modo para podermos-nos inserirmos nesse novo contexto. A pedagogia de projetos é importante quando incentiva o aluno a aprender fazendo.Construindo os seus meios, as suas próprias questões de investigação. Sentir-se desafiado,f az com que o aluno tenha mais interesse no seu aprendizado. Não podendo o professor esquecer o seu importante papel de mediador na elaboração e execução dos projetos dos alunos. Ele deve observar e intervir de modo a questionar o aluno, para que ele reconheça a sua própria autoria. Criando situações de aprendizagem na qual aconteça a associação do projetus versus realização do mesmo

Luiz Aquino: A pedagogia de projetos vem sendo discutida no cenário educacional de forma tão evidente que educadores e educandos logo adotaram essa nova temática. O trabalho por projetos visa propiciar aos alunos uma nova forma de aprender integrando as diferentes mídias nas atividades do espaço escolar. Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, de levantar dúvidas, de pesquisar e de criar relações, que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento.
Telma de Lima: Considero a Pedagogia de Projeto um desafio para o professor e o aluno, pois este é o meio mais viável para fomentar a sede de conhecimento do educando. Atualmente, o uso da Pedagogia de Projeto tem sido frequente no Sistema de Ensino. Essa prática Pedagógica, muitas vezes, deixa o professor preocupado em termos de propiciar os alunos a uma nova forma de aprender, interagindo com as diferentes mídias nas atividades do espaço escolar, visto que nem todos os profissionais envolvidos no sistema estão aptos ao manuseio das novas tecnologias e diferentes mídias. Quando se trabalha com projeto Escolar o aluno aprende no processo, ele tem a oportunidade de investigar, pesquisar, de levantar dúvidas e de criar relações que incentivem novas descobertas, incompreensões e reconstruções de conhecimento. Sendo assim, o professor passa a ser um mediador do conhecimento, ajudando o aluno a encontrar sentido naquilo que está aprendendo.

Carla Freitas: De acordo com Elisabette Prado, na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. Portanto, o papel do professor deixa de ser aquele que ensina por meio da transmissão de informações – que tem como centro do processo a atuação do professor – para criar situações de aprendizagem cujo foco incida sobre as relações que se estabelecem nesse processo, cabendo ao professor, pois, realizar as mediações necessárias para que o aluno possa encontrar sentido naquilo que está aprendendo a partir das relações criadas nessas situações.
Na realidade, do ponto de vista, de Elisabette Prado, o trabalho por projetos requer mudanças na concepção de ensino e aprendizagem e, consequentemente, na postura do professor, tanto no seu planejamento como na metodologia e avaliação do ensino e aprendizagem.
Na pedagogia de projetos, de acordo com  Elisabette Prado, é necessário ter coragem de romper com as limitações do cotidiano, porque o trabalho com projetos deve permitir que o aluno aprenda-fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto.
O professor precisa ter abertura e flexibilidade para relativizar a sua prática e as estratégias pedagógicas, com vistas a propiciar ao aluno a reconstrução do conhecimento. O compromisso educacional do professor é justamente saber o que, como, quando e por que desenvolver determinadas ações pedagógicas. E, para isso, é fundamental conhecer o processo de aprendizagem do aluno e ter clareza da sua intencionalidade pedagógica.
Eis o desafio do trabalho com a pedagogia de projetos.

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