HIPERTEXTO VIRA ASSUNTO ENTRE OS DOCENTES DA HB

|

Os professores da Escola Honório Bezerra viram como é fácil e interessante trabalhar com o hipertexto. Eles elaboraram uma conceituação própria sobre hipertexto.
Marco Roberto: O hipertexto é uma ferramenta de bastante importancia dentro do mundo digital, serve para fazer um link que se agregam com outras informações, na forma de bloco textos, palavras, imagens, vídeos ou sons, cuja sua interligação se dá através do hiperlink e que torna o texto mais rico em informações, completos na sua estrura, trazendo muitos beneficios as pessoas que pesquisam, pois tornam essa pesquisa mais interessante e de muita importância para o pesquisador.
Carla Freitas: Muitos autores tem se ocupado do hipertexto, mas para muitos deles, há a dificuldade de chegar a uma conceituação adequada sobre o termo, visto que ainda se continua a tomar como parâmetro o texto impresso. Resumidamente ressalto que o termo designa uma escrita não sequencial e não-linear, que se ramifica de modo a permitir ao leitor virtual o acesso praticamente ilimitado a outros textos, na medida em que realiza escolhas em tempo real. A ideia de hipertexto nos remete a um conceito unificado de ideias e de dados interconectados. Dessa forma, trata-se de uma instância que põe em evidência não só um sistema de organização de dados, como também um modo de pensar.

Marilena Braga: Hipertexto – é um texto que contem links dando acesso a outros textos para um maior aprofundamento num determinado conhecimento , possibilitando ao usuario navegar por novos caminhos.
Luiz Aquino: O hipertexto, é um texto que contém vários Links. A vantagem do hipertexto é que qualquer usuário pode interferir.
É o meio de informação on-line  construído por todas as pessoas no mundo inteiro que falam a mesma língua.
Lúcia de Fátima: É uma forma diferente de texto que a tecnologia criou e que todos se associam a uma base de dados e links e todos se comunicam em rede, no mundo inteiro. Hipertexto é uma forma diferente de comunicação que através do computador, transcende os limites da comunicação.
Helena Prata: Hipertexto refere-se a um texto, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, etc, o acesso ao hipertexto acontece através dos hiperlinks ou simplismente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.
Tereza Pontes: No meu entendimento hipertexto é um conjunto de links de navegação em forma de palavras-chaves que compõem um texto e que podem levar a outros textos formando uma rede de informações que poderão ser acessadas e estendidas por outros usuários que vão agregando novas contribuições ao texto, como vídeo,imagens e sons, gerando interatividade entre os leitores que contribuirão para a produção de um hipertexto, postando outros links que ampliarão a consulta.

Telma de Lima: O Hipertexto é um meio de informação Online, é uma forma resumida de informações que se expande cada vez mais através de Links. Na sala de aula, onde se trabalha hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. Considera-se que Ted Nelson, o inventor do termo hipertexto, no inicio dos anos 60. Que exprime o sonho de manter os pensamentos em sua extrutura multidimensional e não sequencial. No artigo “ Virtual World Winthout ind”( nota) 1992, o autor define as ideias não precisam ser separada nunca mais (...) assim eu defino o termo hipertexto, simplesmente como escrita associada não sequencial de conexões possíveis de se seguir oportunidades de leitura em diferentes direções.” Essa utilização do hipertexto permite ao leitor uma construção própria textual, ao mesmo tempo em que permite transformar o conteúdo com a utilização de diferentes recursos.
Socorro Mendes: Hipertexto,é um texto elaborado em formato digital,no qual o usuário tem a possibilidade de agregar outro conjuntos de informações em forma de blocos e textos,palavras,imagens,sons,etc...Essas agregações se chamam de hiperlinks ou simplesmente links.,.
Esse tipo de texto,foi criado no início dos anos 60 para definir a ideia de escrita e leitura não linear,em um sistema de informática. “Tecnicamente, um hipertexto é um conjunto de dados ligados entre si por conexão, que podem ser palavras, imagens, gráficos seqüências sonoras, etc. Recentemente tem sido empregado o termo HIPERDOCUMENTO que ressalta a utilização de múltiplos recursos de mídia num único documento em busca dissociar a idéia de apresentação textual da informação.”
O hipertexto abre um leque para o usuário,permitindo que ele faça interferências em textos pré-elaborados.

1 Comentário:

Anônimo disse...

te amo marilena...

 

©2009 EEF HONÓRIO BEZERRA | Template Blue by TNB